Código: | SS2210201 | Sigla: | FS1 | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 69 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 5 ECTS | 45 | 125 |
Teóricas: | 45,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Divisão do trabalho, dinâmicas económicas e integração social
1. Conceitos básicos: instituições económicas, trabalho, emprego, divisão técnica e social do trabalho, sectores e ramos de actividade económica, população activa/inactiva, taxa de actividade, taxa de desemprego, profissão e situação na profissão, qualificação, terciarização, integração social
2. A insegurança no/do emprego.
2.1. O desemprego de massa na «era da globalização»
2.2. A precarização das relações contratuais
2.3. Metamorfoses da questão social: relação salarial concorrencial; relação salarial fordista; a regressão social desde o último quarto do séc. XX
3. Satisfação e sofrimento no trabalho: a evolução dos sistemas de trabalho
3.1. Do sistema de trabalho oficinal ao taylorismo/crise do trabalho operário
3.2. Toyotismo, organização qualificante e intensificação do ritmo de trabalho
As transformações económicas a que as sociedades modernas têm vindo a assistir produzem profundas desigualdades sociais em matéria de acesso ao mercado de emprego e geram problemas sociais como o desemprego crescente, a precarização do emprego e novas formas de sofrimento no trabalho. Romper com visões estereotipadas sobre a realidade social nesta matéria, nomeadamente as que colocam no indivíduo e nas suas características a génese dos problemas (como o desemprego, por exemplo) é fundamental para a intervenção do Assistente Social. Nesse sentido, o programa da disciplina contempla um conjunto de conceitos e de teorias cujo domínio é fundamental para compreender a génese dos problemas sociais em estudo, assim como as próprias particularidades de desenvolvimento da sociedade portuguesa.
Almeida, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Universidade Aberta, 1994 |
Carmo, H. ;Problemas Sociais Contemporâneos, Universidade Aberta, 2001 |
Castel, R. ;L¿insécurité sociale. Qu¿est-ce qu¿être protégé?, Seuil, 2003 |
Diogo, F. ;Precários voláteis e trajectórias de emprego em carrossel, o caso dos beneficiários do RSI, Forum Sociológico, 20: 29-38. Disponível em https://journals.openedition.org/sociologico/90 , 2010 |
Engels, F. ;A situação da classe trabalhadora em Inglaterra, Afrontamento, s.d. |
Freire, J. ;Sociologia do Trabalho, Afrontamento, 2002 |
Giddens, A. ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 |
Giddens, A. ;Sociology, Polity Press, 2021 |
Kovács, I. ;Flexibilidade e crise de emprego: tendências e controvérsias, SOCIUS Working Papers, nº 8. ISEG., 2006 |
Mousli, M. ;Taylor et l¿organisation scientifique du travail, Alternatives Economiques, nº 238, 2006 |
Sá, T. ;"Precariedade" e "trabalho precário": consequências sociais da precarização laboral, Configurações. Revista de Sociologia, n.º 7., 2010 |
Santos, B. de S. ;Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988), Afrontamento, 1990 |
Standing, G. ;O precariado. A nova classe perigososa, Presença, 2014 |
Worsley, P. ;Introdução à Sociologia, D. Quixote, 1973 |
A disciplina de Fenómenos Societais 1 é uma disciplina teórica. Não obstante, as aulas não se traduzem em mera exposição de conteúdos mas contemplam, simultaneamente, actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem e que contrariam a lógica da mera memorização de conteúdos: exercícios práticos de realização de cálculos de diversos indicadores com o objectivo de treinar o raciocínio; análise de resultados de cálculos efectuados ou de dados estatísticos com o objectivo de identificar fenómenos sociais, leitura e discussão de textos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre a realidade portuguesa em matéria de organização económica.
Os alunos podem realizar a avaliação distribuída (trabalho de grupo + teste escrito) ou o exame final.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: avaliação distribuída OU exame final.
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que é composta pelos seguintes elementos:
a) Um trabalho de grupo (grupos de 3 estudantes) com componente escrita (20%) e componente oral (10%) ¿ ponderação total de 30%. Os alunos devem consultar o Guião orientador para a elaboração do trabalho de grupo.
Datas:
Indicação do tema escolhido e da composição do grupo: 12 de outubro de 2022 (preenchendo a ficha de inscrição e enviando-a à docente por email)
Apresentações orais e entrega de relatório escrito: 23 de novembro de 2022.
b) Um teste escrito individual a realizar na época normal de exame final das disciplinas semestrais do 1º semestre e comportando a matéria dos pontos 2 e 3 do programa (ponderação de 70%). Este teste ocorrerá em Janeiro de 2022, na data definida para os exames do fim do 1º semestre.
Nota: para se manterem na avaliação distribuída os alunos têm de assistir a 75% das aulas.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um exame escrito final na época de exame.
Avaliação distribuída
Não aplicável.
De acordo com as normas do RAC.
De acordo com as normas do RAC.
A compreensão e análise científica da génese dos problemas sociais estreitamente relacionados com as transformações económicas, bem como a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural da sociedade portuguesa, não se coadunam com a mera memorização de conteúdos. O recurso a estratégias pedagógicas que passam pela implicação activa dos alunos no processo de aprendizagem e conhecimento, através da realização de exercícios práticos diversificados, revela-se a mais adequada.