• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cooperativa > Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL > Instituto Superior de Serviço Social do Porto > Visualização de Unidades
Opções

Política de qualidade

Comissão de Garantia da Qualidade




Sigla: CGQ
Responsável: Idalina Maria Morais Machado
Missão:

O Instituto Superior de Serviço Social do Porto está comprometido com a promoção da qualidade nas suas várias áreas estratégicas: ensino e aprendizagem, investigação, internacionalização e cooperação com a sociedade. Este comprometimento envolve todos os órgãos de gestão, serviços e comunidade académica de um modo geral.
A garantia interna da qualidade tem por objetivo a melhoria contínua da missão do ISSSP, através da monitorização do seu desempenho e da contribuição para o seu desenvolvimento. Esta melhoria não é possível sem a participação e intervenção dos diversos intervenientes nas atividades desenvolvidas, comprometendo-os com a importância do cumprimento das normas, procedimentos e objetivos estabelecidos. Este processo tem sido participado, quer pela comunidade académica, quer por entidades externas, e está em constante desenvolvimento para dar resposta quer às necessidades internas, quer às exigências externas. Assim, procurando garantir a formação de profissionais da intervenção social altamente qualificados nas vertentes humana, técnica, científica e cultural, a política da qualidade do ISSSP é orientada por um conjunto de princípio fundamentais, a saber:
1. Princípio da monitorização e melhoria contínua: identificar, anualmente, oportunidades de melhoria e, na sequência dessa identificação, definir objetivos/metas a atingir e respetivas ações a desenvolver para a sua concretização e posterior avaliação.
2. Princípio do foco no utilizador: o ISSSP, através dos seus órgãos de gestão e estruturas de suporte procura desenvolver a sua atividade de modo a dar resposta, o mais possível, às necessidades e expetativas dos utilizadores internos e externos.
3. Princípio da gestão sistémica, assente em processos: sendo a instituição um sistema estruturado, a gestão é perspetivada de forma sistémica, cabendo a cada elemento constituinte da instituição uma função específica e devidamente articulada com as demais. Deste modo, as
responsabilidades estão bem definidas, com identificação de processos chave e sua interação com os demais. Estão igualmente estabelecidas as vias de comunicação para garantir o fluxo da informação.
4. Princípio de gestão participada: o ISSSP preocupa-se em criar condições para que os seus profissionais conheçam de forma clara as funções que desempenham, sejam proativos na
procura de oportunidades de melhoria e na resolução de problemas, identifiquem os fatores que possam condicionar o exercício das suas funções e apresentem propostas de melhoria, procedam à sua autoavaliação em matéria de desempenho, aproveitem oportunidades de formação ao longo da vida e sejam reconhecidos pelo seu desempenho.
5. Princípio da tomada de decisão fundamentada em indicadores: os órgãos de gestão da escola asseguram a produção, sistematização e divulgação de informação a
toda a comunidade académica, bem como consideram a análise dos dados na tomada de decisão.
6. Princípio de responsabilidade ética e compromisso social: o ISSSP e os seus profissionais desenvolvem a sua atividade na base do respeito, responsabilidade e confiança relativamente aos seus utilizadores internos e externos, procurando otimizar os impactos sociais da sua atividade.

A implementação da política da qualidade do ISSSP desenvolve-se através de Planos Anuais de Atividades (PAA) que especificam ações, metas, responsáveis e prazos. Apoia-se ainda na definição de procedimentos e mecanismos para a monitorização e avaliação das atividades. Anualmente é elaborado, pela Comissão de Garantia da Qualidade, um relatório anual de monitorização do desempenho da instituição cobrindo a governação e todas as áreas estratégicas.
Descrição:

Responsabilidades:

  • Propor a política institucional e os objectivos estratégicos para a qualidade;
  • Estabelecer os procedimentos para a concretização do SIGQ;
  • Assegurar que a política da qualidade integra a contribuição dos stakeholders internos e externos tendo em vista o desenvolvimento sustentável do ISSSP;
  • Monitorizar a concretização do SIGQ;
  • Assegurar o ajustamento do SIGQ às normas legais e critérios das entidades reguladoras;
  • Aprovar a proposta de relatório de autoavaliação institucional a submeter ao Conselho Directivo;
  • Rever o Manual do SIGQ.
  • Composição:

  • A Comissão é presidida pelo Coordenador Executivo do SIGQ nomeado pelo Conselho Directivo com a responsabilidade de gerir a implementação e monitorização do Sistema.
  • Membros da Comissão:

    Coordenador Executivo do SIGQ - Idalina Machado
    Presidente do Conselho Científico - Nuno Pires
    Presidente do Conselho Pedagógico - Sidalina Almeida
    Um membro do Conselho Directivo - José Alberto Reis
    Dois representantes dos estudantes: Beatriz Pinheiro (LGS) e Maria Isabel Campo (LSS)
    Um representante do pessoal não docente - Ermelinda Ferreira


    Política de Qualidade
  • Manual da Qualidade - Versão 2.0
  • Avaliação da A3ES
  • Decisão do CA
  • Apresentação da Pronúncia
  • Relatório da CAE
  • Relatório de Autoavaliação Institucional
  • Relatório de Monitorização
  • Relatório de Monitorização do SIGQ - 2022