Código: | MGS2103 | Sigla: | PPE | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 9 | Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro | 1º | 7,5 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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O objectivo geral da Unidade Curricular é capacitar os alunos com conhecimentos fundamentais sobre o processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica. Mais especificamente, que sejam capazes de: (i) descrever e analisar as principais mudanças decorrentes do processo de envelhecimento ao nível cognitivo, psicoafectivo e psicossocial, com base nas principais abordagens teóricas da Geropsicologia; (ii) compreender e explicar os pressupostos teóricos e conceitos associados ao modelo de "Envelhecimento Bem-Sucedido" e "Envelhecimento Ativo"; (iii) identificar e compreender as síndromes psicopatológicas mais comuns na população idosa, considerando as especificidades da sua manifestação clínica.
1. Introdução à Geropsicologia e à Geropsicologia Clínica: objecto, conceitos e temáticas centrais de estudo e intervenção.
2. Ageism: atitudes e comportamentos de discriminação em relação às pessoas idosas, mecanismos de manutenção e consequências
3. Adaptações ao envelhecimento: vulnerabilidade e adaptações à velhice, resiliência, envelhecimento bem-sucedido e o modelo SOC (optimização selectiva com compensação, perdas e luto.
4. Envelhecimento ativo: pilares, determinantes, entre outros.
5. Dinâmicas sócio-familiares na velhice: redes sociais e de apoio, solidão, cuidados informais
6. Perturbações neurocognitivas: DCL, delirium, D. Alzheimer, D. Vascular, outras
Spar, J. & LaRue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento humano e envelhecimento, Lisboa: Climepsi, 2005 |
Ribeiro, O. & Paúl,. C. (coord.) ;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011 |
Birren, J. & Schaie, K. (Eds.);Handbook of Psychology of Aging, 6th Edition, San Diego (USA): Academic Press, 2006 |
Paúl, C. & Ribeiro, O. (coord.);Manual de Gerontologia, Lisboa: Lidel, 2012 |
Marques, S. ;Discriminação da Terceira Idade, Fundação Fracisco Manuel dos Santos, 2011 |
Pachana, N., Laidlaw, K. & Knight, B. ;Casebook of Clinical Geropsychology: International Perspectives, London: Oxford University Press, 2010 |
Considerando-se o compromisso assumido enquanto objectivo para a unidade curricular de promover a compreensão tão profunda quanto possível dos fenómenos psicológicos constantes no programa, a uma abordagem expositiva introdutória dos conceitos realizada pelo docente, seguir-se-ão, dependendo da temática, a análise (individual ou em pequeno grupo) de estudos de caso seguida de debate alargado. A metodologia de ensino considera também a exploração pedagógica de material audiovisual (e.g. documentários) e a análise orientada de material científico (artigos e capitulos de livros, relatórios nacionais e internacionais).
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A avaliação para os alunos em regime de avaliação distribuída consistirá na realização de um trabalho de grupo (50% da nota final) e um teste individual escrito (50% da nota final).