Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Fornecer instrumentos analíticos que permitam aos mestrandos desenvolver uma perspectiva crítica acerca dos limites das modalidades de organização e de gestão do trabalho prevalecentes nas organizações do Terceiro Sector e nos seus serviços; 2. Aprofundar conhecimentos acerca das condições que, num e noutro domínio, se revelam mais consentâneas com a eficácia da prestação dos serviços e com o combate a fenómenos como a pobreza, a desfiliação e a exclusão social; 3. Fornecer instrumentos operativos no domínio da organização do trabalho e da gestão que permitam tirar partido dessas condições; 4. Familiarizar com conceitos e instrumentos de gestão contabilística, financeira e orçamental mais comuns com vista ao planeamento, acompanhamento e controle da situação económico-financeira das organizações, serviços ou projectos; 5. Capacitar com ferramentas adequadas a uma gestão mais eficaz e eficiente, assegurando a sustentabilidade económico-financeira das organizações e/ou serviços e/ou projectos.
Programa
1. Análise crítica dos modos de organização e de gestão dos serviços/organizações e projectos no âmbito do 3º Sector e do papel do SS; 2. Análise do potencial destas organizações para inovarem em matéria de organização e de gestão do trabalho de prestação de serviços e/ou cuidados, provocando efectivas transformações nos indivíduos/grupos que a elas recorrem: o que mudar e porquê; 3. Princípios de organização e de gestão do trabalho essenciais à concretização desse potencial e condições da sua operacionalização; 4. Análise da sustentabilidade económico-financeira das organizações e/ou serviços e projectos e às formas de a garantir sem sacrificar a qualidade dos serviços: orçamentação, análise de custos, equilíbrio financeiro , etc.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Bibliografia Principal
Austin, M. J. et al.;Knowledge management: implications for human services organizations. Journal of Evidence-Based Social Work, 5(1/2), 361-389., 2008
Bell, S. J., & Menguc, B. ;The employee-organization relationship, organizational citizenship behaviors, and superior service quality. Journal of Retailing, 78(2), 131-146, 2002
Bouquet, B.;Management et travail social. Revue française de gestion, 168-169(9), 125-141. , 2006
Gidron, B. ;Promoting Civil Society in Third Sector Organizations through Participatory. Management Patterns. European Management Journal, 28(6), 403-412., 2010
Glisson, C. ;Assessing and changing organizational culture and climate for effective services, Research on Social Work Practice, 17(6), 736-747., 2007
Silva, F. & Ben Ali, A.; Emergence du travail collaboratif: Nouvelles Formes d'Organisation du Travail. Management & Avenir, 36(6), 340-365. , 2010
Vieira, P. ;Pensar a Excelência nas organizações sociais., Vida Económica, 2018
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com um cariz mais expositivo e também aulas práticas orientadas para a análise de instrumentos de organização e de gestão do trabalho concretos utilizados por organizações concretas. O que significa que o processo de ensino-aprendizagem tirará sempre que possível partido do conhecimento acerca do funcionamento das organizações sociais onde os profissionais trabalham (mestrandos) e dos dispositivos de acção que implementam, de modo a que os mestrandos possam contrastar a formação teórica recebida com as práticas institucionais observadas/praticadas. Por esta via, podem igualmente tomar consciência dos obstáculos que se opõem ao uso da teoria enquanto ferramenta útil para conceber acções ajustadas à análise científica dos problemas. Avaliação na base da realização e defesa de trabalho escrito (individual ou em grupo, no máximo, de duas pessoas).
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
28
Total:
28
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular