Código: | M240002 | Sigla: | MPSCEPS | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MSS | 13 | Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto | 1º | 6 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Pretende-se que o aluno: - Desenvolva competências de interpretação sobre alguns dos mais relevantes problemas sociais contemporâneos e o modo como estes afetam os indivíduos, as estruturas e as práticas sociais; - Situe esses mesmos problemas no contexto da modernidade e da sociedade de risco; - Seja capaz de refletir a respeito das diferentes configurações assumidas pelo Estado no contexto do capitalismo e seu impacto nas políticas sociais; - Desenvolva competências no âmbito da intervenção do Serviço Social na área da Política Social; - Desenvolva competências para aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina na elaboração, apresentação e discussão crítica de um ensaio.
1.1. O hipercapitalismo e a cultura global de mercado
1.2. O crescimento das desigualdades e das contradições sociais no contexto da modernidade e da sociedade de risco
1.3. A precarização das relações laborais, a flexibilidade funcional e a insegurança profissional
2. Dos problemas sociais atuais às novas configurações dos ¿velhos¿ problemas
2.1. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
2.2. Os problemas ambientais: desafios ecológicos e o enfrentamento das catástrofes
2.3. As migrações e os refugiados
2.4. Os problemas demográficos: o envelhecimento demográfico
2.5. Problemas de origem ideológica: o racismo, a xenofobia, o fundamentalismo, o sexismo
3. Políticas sociais em Portugal e na Europa
3.1. O papel das políticas sociais na redução das desigualdades
3.2. As políticas sociais como estratégia de materialização dos direitos sociais
3.3. Políticas sociais integradas
O programa está organizado por sessões temáticas autónomas mas interdependentes. Através do 1º ponto do
programa, pretende-se dotar os alunos competências analíticas diversificadas sobre alguns dos fatores sociais,
económicos, culturais e políticos que têm vindo a concorrer para a formação dos problemas a estudar. Através do
ponto 2, pretende-se dotar os alunos competências de identificação e análise a respeito das principais configurações
de problemas sociais contemporâneos e o modo como estes afetam os indivíduos, as estruturas e as práticas sociais.
Com o último ponto pretende-se promover o debate e a reflexão acerca da relação entre o Estado e as Políticas Sociais
e contribuir para que os alunos desenvolvam uma leitura crítica face às respostas e medidas de política social que
visam responder a esses mesmos problemas, quer ao nível nacional, quer ao nível europeu. Este ponto permite, ainda,
uma reflexão sobre a relação entre políticas sociais e Serviço Social.
Araújo, L., & Rodrigues, M. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, 83, 11- 35 |
Jean Serroy; Gilles Lipovetsky;;a cultura¿mundo Resposta a uma sociedade desorientada, Edições 70 , 2018. ISBN: 9789724415864 |
Beck, U. (2017). A Metamorfose do Mundo. Coimbra: Edições 70. |
Branco, F. (2017). O Serviço Social como elemento substantivo de efectivação da Política Social. In M. Neves & A. Félix (Eds.). Ética Aplicada: Protecção Social (pp. 49-72). Lisboa: Edições 70. |
Standing, G. (2014). O Precariado. A nova classe perigosa. Lisboa: Editorial Presença. |
A metodologia de ensino que será utilizada pretende ser diversificada e estruturada em função das experiências
profissionais e sociais dos estudantes, enquanto cidadãos e interventores sociais. Recorrer-se-á, por isso, aos
seguintes métodos de ensino ¿ aprendizagem: 1) abordagem expositiva dos conteúdos, com apelo constante à
participação dos estudantes; 2) debates reflexivos, com a participação nas aulas de convidados que trabalhem em
organizações que prestam serviços sociais estruturados para dar resposta aos problemas sociais em causa; 3)
visualização de filmes/documentários sobre os conteúdos programáticos e posterior reflexão individual ou em
pequenos grupos.
A participação dos estudantes em torno da reflexão sobre os problemas sociais estudados, em articulação com os
contributos da docente, conduzirão à realização do trabalho final desta UC.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 34 | |
Recensão crítica individual | Estudo | 2023-01-06 | |
Elaboração de um ensaio | Estudo | 2022-12-16 | |
Apresentação Oral e Proatividade participativa durante as aulas | Participação Presencial | ||
Total: | 34 |
a) Elaborar uma recensão crítica a partir da realidade partilhada em aula para esse efeito pela docente. (aula com convidada/o ou material audiovisual) e dos contributos teóricos já abordados em aula. (20% da nota final).
Uma prova de avaliação individual escrita que versa sobre todos os conteúdos programáticos.
De acordo com o RAC do ISSSP
De acordo com o RAC do ISSSP
De acordo com o RAC do ISSSP
Sendo o principal objetivo desta UC a reflexão e análise de problemas sociais que são objeto de intervenção dos
estudantes de mestrado, assim como das políticas sociais que procuram fazer face a esses mesmos problemas, a
metodologia de ensino adotada deverá ser participativa, com vista a permitir um debate rico e a troca de ideias, de
acordo com os interesses académicos e profissionais dos estudantes. Porém, a metodologia que será utilizada não
abdicará de introduzir novos problemas e análises que contribuam para a construção de novas estruturas de
conhecimento, com base em abordagens científicas oriundas de campos disciplinares diversificados, como a
sociologia, a ética e a ciência política.
Uma abordagem complexa e atual dos principais problemas sociais contemporâneos, ora através de exposições mais
teóricas, ora através das reflexões por parte de especialistas convidados e/ou da visualização de
filmes/documentários, pretende estimular nos alunos uma leitura que ultrapasse os conteúdos mais genéricos
abordados na formação inicial do primeiro ciclo do ensino superior.