Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Compreender
os fundamentos ontológicos na constituição ética do ser social em suas relações
sociais cotidianas, bem como debatê-los no escopo básico de reflexão ética e
filosófica; Identificar
as principais questões éticas da vida social e seus rebatimentos no cotidiano
profissional; Exercitar
o aluno para a compreensão sócio-histórica do ethos profissional, buscando inserir na construção pedagógica os elementos
primordiais de sua constituição; Compreender
a construção histórica do Código Deontologico de Ética dos assistentes sociais
a partir das concepções teóricas que o orienta; Refletir
acerca do debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos e as várias áreas
temáticas relevantes no domínio do Serviço Social; Aprofundar o conhecimento
dos instrumentos fundamentais - universais e regionais - de
aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza
institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos
Humanos pelo Serviço Social
Bibliografia Principal
Banks, Sarah;Ethical challenges in social work. , Intervenção Social, 29, 11-24., 2004
BARROCO, Maria Lúcia Silva; Ética: Fundamentos Sócio-históricos. , São Paulo: Cortez, 2008
Berta Granja; Ethical Challenges on Education and Practice on Social Work, facing up Changes on Society and Social Police. In Oldrich Chytil & Jean Keller (coord). The European Dimension in Social Work Education and Practice (pp. 105-115). , Praga: SLON., 2019
HELLER, Agnes;O Cotidiano e a História, Paz e Terra, 2000
LESSA, Sérgio;Para compreender a ontologia em Luckás, Unijuí, 2007
Modo de Avaliação
3
Avaliação Contínua
A primeira etapa da avaliação distribuída será fazer uma pesquisa sobre códigos de éticas de diferentes países e avaliar como se expressam os valores éticos e morais em cada um deles levando em consideração a história da profissão no país. O trabalhos será feito em duplas e os países escolhidos pelas/pelos alunas/alunos. (8 valores)
A segunda avaliação será de construir um texto que analise a série "Dahmer", e construir um texto que expresse os valores éticos, morais, sociais que estão explicitados no contexto da vida dele, como se fosse um caso atendido pela/pelo aluna/aluno. O texto deverá se pautar nas discussões que fizemos em sala de aula, nos textos lidos, e na narrativa da vida do personagem. (11 valores)
Participação nas aulas e nos debates feitos (1 valor).