Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Objetivos 1. Capacitar para a construção de sínteses teóricas de múltiplas referências apropriadas no decurso de outras unidades curriculares 2. Desenvolver as capacidades de investigação; 3. Treinar a utilização de tecnologias de estudo e registo de leituras e observação. 4. Elaboração de hipóteses de investigação; 5. Sensibilizar para a análise de dados de investigação de pendor quantitativo e de pendor qualitativo.
Competências Que o aluno desenvolva competências no âmbito da investigação em Serviço Social e consiga transpor de maneira transversal o uso da pesquisa na investigação e no trabalho profissional do assistente social.
Resultado de Aprendizagem Que o aluno seja capaz de escrever um projeto de investigação que tenha como produto uma dissertação, um relatório de estágio ou um projeto de intervenção.
Programa
1.Entender a transversalidade da pesquisa no serviço social para investigação e para o trabalho profissional. 2. O método na pesquisa em serviço social. 3. A pesquisa qualitativa e quantitativa no serviço social. 4. A dissertação, o estágio e o projeto de intervenção como forma de sistematização de investigação para finalização do mestrado em serviço social. 5. Organização das leituras e processo de construção de fichas de leitura que sejam instrumentos de treino de escrita original, e que se constituam como elementos de registo do trabalho intelectual desenvolvido para a escrita do trabalho final. 6. A construção de sínteses teóricas fundamentais sobre os diferentes problemas e contextos empíricos dos campos de investigação. 7. Os objetivos de trabalho de investigação/ intervenção 8. A definição dos conceitos fundamentais, a abordagem teórica e a construção das dimensões da análise. 9. O objeto teórico e empírico nos processos de investigação/ intervenção. 10. Tipologias de análise de dados. 11. A elaboração do projeto de trabalho final de mestrado
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O conteúdo permite que o seminário acompanhe as necessidades de apoio e orientação do projeto de investigação dos estudantes nas diferentes fases do desenvolvimento do seu trabalho. O seminário é um espaço facilitador para a construção das sínteses teóricas necessárias para a intervenção social pois o seu conteúdo pretende contribuir para desenvolver a capacidade analítica e crítica dos estudantes a partir dos conteúdos trabalhados nas unidades curriculares que vão sendo desenvolvidas ao logo dos semestres do curso. O conteúdo integra ainda conhecimentos relacionados com a prática de investigação para desenvolver o saber processual e técnico dos estudantes para o uso de instrumentos de investigação e tratamento de dados.
Bibliografia Principal
Regulamento de Dissertação, Estágio e Projeto de Intervenção. Documentos do ISSSP.
José Paulo Netto;Introdução ao método nas ciências sociais. , Praia Vermelha
Jussara Ayres Bourguignon;A particularidade histórica da pesquisa no serviço social., 2007 (Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 46-54 2007)
Maria Lúcia Martinelli;O uso de abordagens qualitativas na pesquisa social, Veras Editora
Bibliografia Complementar
Maria Dulce Tourinho;O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa, Veras Editora
Elza KOUMROUYAN;A pesquisa do indizível: a escuta do outro, Veras Editora
Métodos de Ensino
Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a
problematização coletiva das matérias, com outras sessões mais práticas que
permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões
metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado.
Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio
da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos
convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada
de textos, de análise de documentos e de dados.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
0
Total:
0
Provas e Trabalhos Especiais
Entrega do pré-projeto de investigação que poderá ser nas modalidades: dissertação, estágio e projeto de intervenção, conforme estabelecido nos documentos orientadores do mestrado.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização
coletiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os
alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas
essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a
disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da
utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais
e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de
análise de documentos e de dados.