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Seminário Temático II


Código: M240010    Sigla: STII
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 12 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Seminário: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   1,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Este seminário tem como objetivo aprofundar o espaço de reflexão iniciado no 1º semestre sobre os diferentes espaços socio profissionais em que as/os assistentes sociais desenvolvem os seus processos de trabalho, numa situação de desenvolvimento do ultraliberalismo económico, cujo motor é a gestão financeira e controlo de custos, o controlo estatístico quantitativo de resultados, a privatização dos serviços públicos, a individualização das políticas com a criminalização da pobreza. Novos problemas ganharam visibilidade, no campo dos direitos sociais e humanos, como as questões de género, da coesão social no que respeita os grupos étnicos, aos refugiados, e outro grupos afectados pela grande pobreza como ficou evidente com a situação pandémica. Esta UC visa continuar o diálogo com os estudantes relativos às práticas profissionais do assistente social quer na gestão das instituições, políticas e projectos, bem como novas estratégias de intervenção profissional.

Programa

1. Financeirização, Fundo Público e Política Social
2. O terceiro setor e o empreendedorismo
3. Gestão de Políticas e Projetos sociais
4. Serviço Social e Diversidade Sociocultural e de Género
5. Serviço Social e Envelhecimento
6. Serviço Social, Gestão do Território e Movimentos Sociais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Considerando que a UC terá um conteúdo mais flexível para se adaptar aos grupos de estudantes, a sua coerência será decorrente desta adaptação que se fará relativamente aos grupos de estudantes, novas políticas sociais ou alteração significativa dos problemas ou das políticas e recursos disponibilizados socialmente.

Bibliografia Principal

Behring, E. ;Política social no capitalismo tardio, São Paulo: Cortez. , 2002
Carvalho, Maria Irene ; Serviço social e envelhecimento. , Pactor, 2013
Castel, R. ;). As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário, Vozes, 2003
Cisne, Mirla. ;Feminismo, diversidade sexual e serviço social, São Paulo, Cortez Editora., 2018
Mandel, E.;A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. ., São Paulo: Editora Unicamp, 1990
Milani, C.;Buscando uma Definição de Gestão Social: Um Roteiro de Questões. . , Disponível em URL http://www.adm.ufba.br /Definindo_a_gestao_social.pdf, 15/8/08, 2005
Mouro, H. & Simões, D.; 100 anos de Serviço Social. , Coimbra: Quarteto Editora., 2001
MONTAÑO, Carlos, DURIGUETO, Maria Lúcia.; Estado, Classe e Movimento Social. Biblioteca Básica do Serviço Social, v. 5. , São Paulo, Cortez. , 2010
Netto, J. P. ; Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. , São Paulo: Cortez., 1993
Sen, A. ;Sobre Ética e Economia. ., São Paulo: Companhia das Letras, 1999
Benabent Córdoba, M. F. ;Introducción a la Teoría de la Planificación Territorial. [Cap. 1], Sevilla: Universidad de Sevilla., 2014

Métodos de Ensino

A metodologia prevê 24 horas de discussão dos conteúdos apresentados com a participação de convidados que sejam especialistas nas temáticas apresentadas. As 6 horas sobrantes destinam-se ao trabalho de coordenação a desenvolver pelo docente coordenador da UC que garante a avaliação final.
A avaliação terá por base os conteúdos tratados em cada seminário fundamentados em textos apresentados por cada especialista.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Final

Exame

Provas e Trabalhos Especiais

Realização de um trabalho para o primeiro módulo leccionado. Realização de um trabalho/exame para o 2º módulo leccionado.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando a flexibilidade dos conteúdos temáticos a avaliação distribuída consiste na realização de 2 trabalhos.

Behring, E. (2002). Política social no capitalismo tardio. São Paulo: Cortez.
Carvalho, Maria Irene (2013). Serviço social e envelhecimento. Lisboa. Pactor
Castel, R. (2003). As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes.
Cisne, Mirla. (2018).Feminismo, diversidade sexual e serviço social, São Paulo, Cortez Editora.
Mandel, E. (1990). A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: Editora Unicamp.
Milani, C. (2005). Buscando uma Definição de Gestão Social: Um Roteiro de Questões. Disponível em URL http://www.adm.ufba.br /Definindo_a_gestao_social.pdf, 15/8/08.
Mouro, H. & Simões, D. (2001). 100 anos de Serviço Social. Coimbra: Quarteto Editora.
MONTAÑO, Carlos, DURIGUETO, Maria Lúcia. (2010) Estado, Classe e Movimento Social. Biblioteca Básica do Serviço Social, v. 5. São Paulo, Cortez.
Netto, J. P. (1993). Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez.
Sen, A. (1999). Sobre Ética e Economia. São Paulo: Companhia das Letras.
Introducción a la Teoría de la Planificación Territorial. Sevilla: Universidad de Sevilla. [Cap. 1]: Benabent Córdoba, M. F. 2014