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Teorias Sociais e Serviço Social


Código: M240001    Sigla: MTSSS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 16 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teóricas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Berta Pereira Granja   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Aprofundar, identificar e fundamentar articulação dos paradigmas epistemológicos em serviço social com as teorias sociais.
Aprofundar o conhecimento sobre paradigmas e práticas no serviço social
Capacitar para a construção do conhecimento em serviço social, garantindo a unidade entre duas instâncias de natureza epistemologicamente diferentes: a teoria e a transformação da realidade pela intervenção social do profissional de serviço social
Desenvolver competências argumentativas que legitimem os discursos na escrita profissional e científica 

Programa

1. Questões epistemológicas e metodológicas adotadas pelas IASSW e IFSW
2. A complexidade do saber em serviço social e o papel da teoria - percurso histórico
3. Paradigmas atuais e sua articulação com as teorias sociais

  • Os impactos da (re) conceptualização no serviço social português e as mudanças na Europa, América Latina e Estados Unidos 
  • A teoria neoliberal e o seu impacto no serviço social
4. O exercício profissional reflexivo e a construção da disciplina
a) Caracterização da prática reflexiva, competências reflexivas  e condições necessárias ao exercício da reflexibilidade profissional
5. O objeto do serviço social e a investigação em serviço social
 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos permitirão abordar os paradigmas teóricos mais importantes para o Serviço Social, considerando o paradigma como um quadro agregador e organizador do agir profissional. Os conteúdos abordam as teorias sociais numa perspetiva integradora da teoria e da prática interventiva, integração que é fundamental para a construção do conhecimento em Serviço social. 

O conteúdo aborda ainda a importância da prática reflexiva como condição necessária para um saber de ação que exige uma interação permanente entre teoria e prática, bem como aborda as condições necessárias para a construção da capacidade reflexiva. O conteúdo aborda perspectivas da sua evolução, sua fundamentação teórica e epistemológica e a investigação em serviço social

Bibliografia Principal

Amaro , I.;Os campos paradigmáticos do SS, , locus Social 1/2008 65 -80, (2008)
Martins, Alcina;Processo de renovação do serviço social português nos anos 70 na perspectiva histórico crítica in Iamamoto, M e Santo, C. M. (orgs) A História pelo Avesso., S, Paulo: Cortez editora pp:345 a 366, 2021
Londono, S.;La reconceptualizatión del trabajo Social en Colombia: analise histórico-crítico de las décadas 1960-1970. (325 - 346) , Editorial Universidade de Caldas Colômbia, 2021
Faleiros, V. da P. ;Cultura popular e luta dos oprimidos Interlocução entre Paulo Freire e serviço social. In ¿Serviço Social e Paulo Freire , diálogos sobre educação Popular¿ (org) Scheffer, G. Closs, T. Zacarias ,I. (25 - 37), Curitiba: Editora CRV , 2021
Moreira; Carlos ;Método Paulo Freire Trabalho com grupos e serviço social in ¿Serviço Social e Paulo Freire, diálogos sobre educação Popular¿ (org) Scheffer, G. Closs, T. Zacarias ,I. (157 - 170), Curitiba: Editora CRV, 2021
Granja.B;O serviço Social e o direito à cidade in ¿Políticas Públicas: experiencias inclusivas¿. Silva, A., Gentilli, R; Prescholdt, (orgs) (169-189) , Editora EMESCAN, 2021
Harvey, D;A brief History of Neoliberalism. ( 39-86) , New York: Oxford Press, 2005
Innerarity, D;Compreender la democracia (31 a 73). , Barcelona: Gedisa , 2018
Piketty, Th;Capital e ideologia¿ (764-784 e 825-833)., Lisboa: Círculo de Leitores, 2021
Granja, B; Queiroz, C;Problemas e desafios da investigação em serviço social in Intervenção Social. (233 -251), Lusíada nº 38 2º semestre , 2011
Granja, B ;A competência reflexiva processual em serviço social na ação profissional junto das populações, Cadernos de pesquisa Fundação Carlos Chagas (428-453) V41 nº 143 Maio /Agosto. , 2012

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino pressupõem uma abordagem reflexiva sobre as teorias das ciências sociais e a sua articulação com o Serviço Social, através de textos que resultam da produção específica do Serviço Social português e internacional sobre os paradigmas que influenciam o Serviço Social, nomeadamente os documentos da IASSW e IFSW e sua ligação à intencionalidade teleológica intrínseca ao Serviço Social. Nas aulas será desenvolvida uma abordagem expositiva com base no conhecimento objetivado nos textos, que será articulada com a estimulação de debates com a turma sobre os textos e sobre a experiência profissional e social dos estudantes.

A avaliação terá como base a capacidade de síntese teórica demonstrada pelos estudantes a partir dos textos estudados, da reflexão desenvolvida e das temáticas que interessam aos estudantes como possíveis objetos do seu trabalho final de estágio, projeto ou dissertação.
As provas de avaliação distribuída incluem:
Uma ficha de leitura em grupo sobre um dos textos e apresentação de  3 questões que interpelem o texto ou apresentem dúvidas devidamente argumentadas. (ponderação 40%)
Um exercício escrito individual, presencial, que demonstre a capacidade de articulação do conteúdo dos textos trabalhados  durante as aulas. (ponderação 50%)
A participação efetiva nas aulas. (ponderação10%)
 


Modo de Avaliação

1

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A articulação da reflexão orientada sobre os textos com as experiências sociais e profissionais dos estudantes será uma metodologia adequada para um conteúdo que pretende fazer um aprofundamento dos paradigmas atuais do Serviço Social. O conteúdo vai introduzir o pensamento recente sobre as evoluções do conhecimento na interinfluência entre ciências socias e Serviço Social, por isso tem que ter uma parte de divulgação e análise desses contributos e ao mesmo tempo garantir espaço pedagógico para a reflexão coletiva sobre os referidos contributos. A avaliação proposta orienta os estudantes para desenvolverem a sua capacidade reflexiva e de síntese na articulação teoria/prática.