Código: | M240002 | Sigla: | MPSCEPS | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MSS | 16 | Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto | 1º | 6 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. O hipercapitalismo e a cultura global de mercado
1.1. O crescimento das desigualdades e das contradições sociais no contexto da modernidade e da sociedade de risco
1.2. A precarização das relações laborais, a flexibilidade funcional e a insegurança profissional
2. Dos problemas sociais atuais às novas configurações dos velhos problemas
2.1. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Políticas (Inter)nacionais
2.2. Os problemas ambientais: desafios ecológicos e a intervenção em catástrofes
2.3. Migrações, Refugiados e Políticas (Inter)nacionais
2.4. Problemas de origem ideológica: o racismo, a xenofobia, o fundamentalismo, o sexismo
3. Políticas sociais em Portugal e na Europa
3.1. O papel das políticas sociais na redução das desigualdades
3.2. As políticas sociais como estratégia de materialização dos direitos sociais
3.3. Políticas sociais integradas
Serroy, J. e Lipovetsky, G. (2018);A Cultura Mundo Resposta a uma sociedade desorientada, Edições 70. ISBN: 9789724415864 |
Beck, U. (2017). A Metamorfose do Mundo. Coimbra: Edições 70. |
Araújo, L., & Rodrigues, M. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, 83, 11- 35 |
Branco, F. (2017). O Serviço Social como elemento substantivo de efectivação da Política Social. In M. Neves & A. Félix (Eds.). Ética Aplicada: Protecção Social (pp. 49-72). Lisboa: Edições 70. |
Standing, G. (2014). O Precariado. A nova classe perigosa. Lisboa: Editorial Presença. |
Maria Irene de Carvalho;Serviço Social em Catástrofes Intervenção em crise e emergência social, Pactor, 2020 |
Dias, I. (2015);SOCIOLOGIA DA FAMÍLIA E DO GÉNERO |
Adão e Silva, P. (2002);O MODELO DE WELFARE DA EUROPA DO SUL Reflexões sobre a utilidade do conceito, SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.o 38 |
Dominelli, L. (2010).;Globalization, contemporary challenges and social work practice., International Social Work, 53(5), 599¿612. |
Duarte, F. (2015).;A violação dos direitos sociais nos países do sul da Europa, Intervenção Social, 42/45, 25¿41 |
Rodrigues, F. (2009).;¿Novas¿ políticas sociais: uma janela (in)discreta sobre um ¿outro¿ lugar do Estado. , In P. A. Pereira et al. (Eds.), Politica social, trabalho e democracia em questão (pp.179-208). |
Komalsingh Rambaree, Meredith C. F. Powers, Richard J. Smith;Ecosocial Work in Community Practice Embracing Ecosocial Worldviews and Promoting Sustainability, Routledge, 2023. ISBN: 9781032389066 |
Aila-Leena Matthies, Kati Narhi;The Ecosocial Transition of Societies The contribution of social work and social policy, Routledge, 2019. ISBN: 9780367152208 |
Casquilho-Martins, I., & Ferreira, J. M. L. (2018);Serviço social & terrorismo: Uma dialética em ação num contexto transnacional, Intervenção Social, (51/52), pp. 197 - 221 |
United Nations;The Millennium Development Goals Report, 2015 |
Isabel Dias (2018);Violência Doméstica e de Género, Pactor |
Gabatz, C. (2020).;Globalização, exclusão social e direitos humanos na sociedade contemporânea: alguns aportes para o debate., Barbarói, 57, 29-43. |
Santos, V. M. (2020).;Transformações societárias: repercussões no serviço social, Rev. katálysis, 23 (01), 53-62 |
A metodologia de ensino que será utilizada pretende ser diversificada e estruturada em função das experiências profissionais e sociais dos estudantes, enquanto cidadãos e interventores sociais. Recorrer-se-á, por isso, aos seguintes métodos de ensino aprendizagem: 1) abordagem expositiva dos conteúdos, com apelo constante à participação dos estudantes; 2) debates reflexivos, com a participação nas aulas de convidados que trabalhem em organizações que prestam serviços sociais estruturados para dar resposta aos problemas sociais em causa; 3) visualização de filmes/documentários sobre os conteúdos programáticos e posterior reflexão individual ou em pequenos grupos. 4) sempre que possível, com recurso a visitas ao e do terreno. As participações dos estudantes em torno da reflexão sobre os problemas sociais estudados, em articulação com os contributos da docente, conduzirão à realização do trabalho final desta UC.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 36 | |
Total: | 36 |
Uma prova de avaliação individual escrita que versa sobre todos os conteúdos programáticos.
De acordo com o RAC do ISSSP
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