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Problemas Sociais Contemporâneos, Estado e Políticas Sociais


Código: M240002    Sigla: MPSCEPS
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 16 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teóricas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que o aluno: i) Desenvolva competências de interpretação sobre alguns dos mais relevantes problemas sociais contemporâneos e o modo como estes afetam os indivíduos, as estruturas e as práticas sociais; ii) Situe esses mesmos problemas no contexto da modernidade e da sociedade de risco; iii) Seja capaz de refletir a respeito das diferentes configurações assumidas pelo Estado no contexto do capitalismo e seu impacto nas políticas sociais; iv) Desenvolva competências no âmbito da intervenção do Serviço Social na área da Política Social; v) Desenvolva competências para aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina na elaboração, apresentação e discussão crítica de um ensaio.

Programa

1. O hipercapitalismo e a cultura global de mercado
1.1. O crescimento das desigualdades e das contradições sociais no contexto da modernidade e da sociedade de risco
1.2. A precarização das relações laborais, a flexibilidade funcional e a insegurança profissional
2. Dos problemas sociais atuais às novas configurações dos velhos problemas
2.1. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Políticas (Inter)nacionais
2.2. Os problemas ambientais: desafios ecológicos e a intervenção em catástrofes
2.3. Migrações, Refugiados e Políticas (Inter)nacionais
2.4. Problemas de origem ideológica: o racismo, a xenofobia, o fundamentalismo, o sexismo
3. Políticas sociais em Portugal e na Europa
3.1. O papel das políticas sociais na redução das desigualdades
3.2. As políticas sociais como estratégia de materialização dos direitos sociais
3.3. Políticas sociais integradas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa está organizado por sessões temáticas autónomas, mas interdependentes. Através do 1º ponto do programa, pretende-se dotar os alunos competências analíticas diversificadas sobre alguns dos fatores sociais, económicos, culturais e políticos que têm vindo a concorrer para a formação dos problemas a estudar. Através do ponto 2, pretende-se dotar os alunos competências de identificação e análise a respeito das principais configurações de problemas sociais contemporâneos e o modo como estes afetam os indivíduos, as estruturas e as práticas sociais. Com o último ponto pretende-se promover o debate e a reflexão acerca da relação entre o Estado e as Políticas Sociais e contribuir para que os alunos desenvolvam uma leitura crítica face às respostas e medidas de política social que visam responder a esses mesmos problemas, quer ao nível nacional, quer ao nível europeu. Este ponto permite, ainda, uma reflexão sobre a relação entre políticas sociais e Serviço Social.

Bibliografia Principal

Serroy, J. e Lipovetsky, G. (2018);A Cultura Mundo Resposta a uma sociedade desorientada, Edições 70. ISBN: 9789724415864
Beck, U. (2017). A Metamorfose do Mundo. Coimbra: Edições 70.
Araújo, L., & Rodrigues, M. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, 83, 11- 35
Branco, F. (2017). O Serviço Social como elemento substantivo de efectivação da Política Social. In M. Neves & A. Félix (Eds.). Ética Aplicada: Protecção Social (pp. 49-72). Lisboa: Edições 70.
Standing, G. (2014). O Precariado. A nova classe perigosa. Lisboa: Editorial Presença.
Maria Irene de Carvalho;Serviço Social em Catástrofes Intervenção em crise e emergência social, Pactor, 2020
Dias, I. (2015);SOCIOLOGIA DA FAMÍLIA E DO GÉNERO
Adão e Silva, P. (2002);O MODELO DE WELFARE DA EUROPA DO SUL Reflexões sobre a utilidade do conceito, SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.o 38
Dominelli, L. (2010).;Globalization, contemporary challenges and social work practice., International Social Work, 53(5), 599¿612.
Duarte, F. (2015).;A violação dos direitos sociais nos países do sul da Europa, Intervenção Social, 42/45, 25¿41
Rodrigues, F. (2009).;¿Novas¿ políticas sociais: uma janela (in)discreta sobre um ¿outro¿ lugar do Estado. , In P. A. Pereira et al. (Eds.), Politica social, trabalho e democracia em questão (pp.179-208).

Bibliografia Complementar

Komalsingh Rambaree, Meredith C. F. Powers, Richard J. Smith;Ecosocial Work in Community Practice Embracing Ecosocial Worldviews and Promoting Sustainability, Routledge, 2023. ISBN: 9781032389066
Aila-Leena Matthies, Kati Narhi;The Ecosocial Transition of Societies The contribution of social work and social policy, Routledge, 2019. ISBN: 9780367152208
Casquilho-Martins, I., & Ferreira, J. M. L. (2018);Serviço social & terrorismo: Uma dialética em ação num contexto transnacional, Intervenção Social, (51/52), pp. 197 - 221
United Nations;The Millennium Development Goals Report, 2015
Isabel Dias (2018);Violência Doméstica e de Género, Pactor
Gabatz, C. (2020).;Globalização, exclusão social e direitos humanos na sociedade contemporânea: alguns aportes para o debate., Barbarói, 57, 29-43.
Santos, V. M. (2020).;Transformações societárias: repercussões no serviço social, Rev. katálysis, 23 (01), 53-62

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino que será utilizada pretende ser diversificada e estruturada em função das experiências profissionais e sociais dos estudantes, enquanto cidadãos e interventores sociais. Recorrer-se-á, por isso, aos seguintes métodos de ensino aprendizagem: 1) abordagem expositiva dos conteúdos, com apelo constante à participação dos estudantes; 2) debates reflexivos, com a participação nas aulas de convidados que trabalhem em organizações que prestam serviços sociais estruturados para dar resposta aos problemas sociais em causa; 3) visualização de filmes/documentários sobre os conteúdos programáticos e posterior reflexão individual ou em pequenos grupos. 4) sempre que possível, com recurso a visitas ao e do terreno. As participações dos estudantes em torno da reflexão sobre os problemas sociais estudados, em articulação com os contributos da docente, conduzirão à realização do trabalho final desta UC.


AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA

a) Prova escrita intermédia equivalente a 45%

b) Prova escrita final equivalente a 45%

c) assiduidade e participação. 10% da nota final.

Avaliação Final

Uma prova de avaliação com todos os conteúdos programáticos. (100%)


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  36
  Total: 36

Avaliação Contínua

AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA

a) Prova escrita intermédia equivalente a 45%

b) Prova escrita final equivalente a 45%

c) assiduidade e participação. 10% da nota final.


Avaliação Final

Uma prova de avaliação individual escrita que versa sobre todos os conteúdos programáticos.

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o RAC do ISSSP 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o RAC do ISSSP 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objetivo desta UC a reflexão e análise de problemas sociais que são objeto de intervenção dos estudantes de mestrado, assim como das políticas sociais que procuram fazer face a esses mesmos problemas, a metodologia de ensino adotada deverá ser participativa, com vista a permitir um debate rico e a troca de ideias, de acordo com os interesses académicos e profissionais dos estudantes. Porém, a metodologia que será utilizada não abdicará de introduzir novos problemas e análises que contribuam para a construção de novas estruturas de conhecimento, com base em abordagens científicas oriundas de campos disciplinares diversificados, como o Serviço Social, a antroposociologia, a ética e a ciência política. Uma abordagem complexa e atual dos principais problemas sociais contemporâneos, ora através de exposições mais teóricas, ora através das reflexões por parte de especialistas convidados e/ou da visualização de filmes/documentários, pretende estimular nos alunos uma leitura que ultrapasse os conteúdos mais genéricos abordados na formação inicial do primeiro ciclo do ensino superior.