Código: | M240003 | Sigla: | MSSDHE | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MSS | 16 | Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto | 1º | 6 ECTS |
Teóricas: | 36,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Compreender os fundamentos ontológicos na constituição ética do ser social em suas relações sociais cotidianas, bem como debatê-los no escopo básico de reflexão ética e filosófica; Identificar as principais questões éticas da vida social e seus rebatimentos no cotidiano profissional; Exercitar o aluno para a compreensão sócio-histórica do ethos profissional, buscando inserir na construção pedagógica os elementos primordiais de sua constituição; Compreender a construção histórica do Código Deontologico de Ética dos assistentes sociais a partir das concepções teóricas que o orienta; Refletir acerca do debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos e as várias áreas temáticas relevantes no domínio do Serviço Social; Aprofundar o conhecimento dos instrumentos fundamentais - universais e regionais - de aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos Humanos pelo Serviço Social.
Parte I ¿ Reprodução Social da ética e da moral na vida social e profissional 1.1.Sujeito ético-moral na perspectiva humano-genérica
1.2.Princípios e valores universais abstratos, o discurso idealista e a alienação; 1.3.Dilemas éticos da vida social;
Parte 2. Serviço Social e Direitos Humanos - 2.1. Introdução aos Direitos Humanos: origem e evolução; 2.2. Instrumentos fundamentais - universais e regionais - de aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos Humanos pelo Serviço Social; 2.3 As questões da discriminação e da igualdade, da diversidade cultural e tolerância
Parte 3. Questões Ética e Serviço Social - 3.1. Os fundamentos de uma ética da relação e do cuidado; 3.2. Serviço Social: direitos humanos, justiça social e política; 3.3. Políticas Públicas promotoras de Direitos Humanos e Cidadania
A reflexão sobre os direitos humanos, seus instrumentos nacionais e internacionais, bem como a discussão sobre a aplicação dos direitos humanos pelo Serviço Social serão concretizados através da primeira parte do programa. A análise critica dos fundamentos éticos do Serviço Social e das questões éticas colocadas na atualidade surgem na segunda parte do programa. A último parte do programa pretende estimular a reflexão sobre os problemas e desafios éticos e as questões relacionadas com os direitos humanos de modo a desenvolver a auto-reflexividade sobre os processos de análise e intervenção social.
Banks, Sarah;Ethical challenges in social work. , Intervenção Social, 29, 11-24., 2004 |
BARROCO, Maria Lúcia Silva; Ética: Fundamentos Sócio-históricos. , São Paulo: Cortez, 2008 |
Berta Granja; Ethical Challenges on Education and Practice on Social Work, facing up Changes on Society and Social Police. In Oldrich Chytil & Jean Keller (coord). The European Dimension in Social Work Education and Practice (pp. 105-115). , Praga: SLON., 2019 |
HELLER, Agnes;O Cotidiano e a História, Paz e Terra, 2000 |
LESSA, Sérgio;Para compreender a ontologia em Luckás, Unijuí, 2007 |
Metodologia mista, que interrelaciona uma metodologia expositiva dos principais conceitos e problemáticas inscritas no programa e uma metodologia ativa centrada na atividade dos discentes e estruturada de modo a permitir a análise de casos selecionados, a sua discussão e a apresentação de relatórios de pesquisa e/ou fichas de leitura.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 36 | |
Total: | 36 |
A avaliação será distribuía conforme previsto em regulamento com três momentos de avaliação sendo dois em grupos (datas previstas dentro do calendário acadêmico feitos em trabalhos em grupos e apresentação oral e escrita de seminários com pressupostos de investigação a partir dos conteúdos previsto na FUC e um momento de avaliação individual que será de caráter qualitativo e reflexivo de todo processo de debates do semestre letivo, com entrega de trabalho individual e escrito.