Código: | M240004 | Sigla: | MMIASS | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MSS | 16 | Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto | 1º | 6 ECTS |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Capacitar para investigação no campo do Serviço Social e para as metodologias quantitativas e qualitativas desenvolvidas no campo disciplinar;
Compreender a diversidade de métodos e metodologias de investigação social;
Capacitar para a elaboração do desenho de instrumentos de investigação social e sua operacionalização;
Compreender as singularidades da investigação em Serviço Social;
Desenvolvimento do espírito crítico, reflexivo e operativo inerente ao processo de investigação;
1. Metodologias, métodos e técnicas
1.1 A teoria e a investigação social
1.2 Os métodos de amostragem na investigação social
1.3 Técnicas quantitativas e qualitativas de recolha e análise da informação
1.4 Os planos qualitativos de investigação: estudos de caso, grounded theory, etnografia e abordagens biográficas
1.5 Os planos multi-metodológicos ou mistos: investigação-acção, estudos de avaliação, estudos comparativos
2. Elaboração e análise de projectos de investigação: questões operativas
3. As singularidades da investigação em serviço social
3.1 A investigação como instrumentos de promoção da justiça na prática profissional
O foco essencial do programa pretende o desenvolvimento de competências de pesquisa que resultem na produção de conhecimento. Para o efeito, a primeira parte, de cariz mais teórico, capacita teoricamente os discentes no campo da investigação social, seguindo-se o desenvolvimento de capacidades operativas traduzidas pela elaboração do primeiro desenho da investigação através da 2ª parte do programa. Finalmente, a última parte, pretende desenvolver competências reflexivas acerca das singularidades da investigação em Serviço Social, sua utilidade e os dilemas a ela associados.
Coutinho, C;Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, Almedina, 2011 |
Humphries, B. ;Social Work Research for Social Justice. Reshaping Social Work, Palgrave Macmillan., 2008 |
Bryman, A. & Cramer, D. ;Análise de dados em Ciências Sociais, Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows. , Celta Editora, 2003 |
Flick, U. ;Introdução à Pesquisa Qualitativa, Artmed/Bookman, 2009 |
Becker, S. & Bryman, A. (ed) ;Understanding research for social Policy and Practice. Themes, methods and approaches., Policy Press and the Social Policy Association, 2004 |
Moroco, J. & Bispo, R. ;Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Climepsi Editores, 2003 |
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1) A disciplina poderá ser realizada por:
Avaliação distribuída (nesta modalidade de avaliação, o aluno não pode faltar a mais de 25% das aulas previstas).
Exame final.
Todos os alunos deverão apresentar às docentes qual a modalidade de avaliação que escolhem até ao dia 7/10 (email dirigido às duas docentes).
2) Avaliação distribuída
O/a aluno/a será avaliado/a de acordo com os seguintes parâmetros:
- Elaboração e apresentação/discussão na aula de um trabalho de grupo (ponderação de 100%) O trabalho escrito terá uma ponderação de 50% e a apresentação individual 50%);
De acordo com o RAC do ISSSP
De acordo com o RAC do ISSSP
As propostas metodológicas estão em estreita ligação com os objetivos da UC ao permitirem, por um lado, a consolidação de um conjunto de conteúdos teóricos e, por outro lado, a operacionalização desses conceitos teóricos.