Código: | M240009 | Sigla: | SD/TP/E | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MSS | 14 | Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto | 1º | 6 ECTS |
Seminário: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Office
1.Entender a transversalidade da pesquisa no serviço social para investigação e para o trabalho profissional.
2. O método na pesquisa em serviço social.
3. A pesquisa qualitativa e quantitativa no serviço social.
4. A dissertação, o estágio e o projeto de intervenção como forma de sistematização de investigação para finalização do mestrado em serviço social.
5. Organização das leituras e processo de construção de fichas de leitura que sejam instrumentos de treino de escrita original, e que se constituam como elementos de registo do trabalho intelectual desenvolvido para a escrita do trabalho final.
6. A construção de sínteses teóricas fundamentais sobre os diferentes problemas e contextos empíricos dos campos de investigação.
7. Os objetivos de trabalho de investigação/ intervenção
8. A definição dos conceitos fundamentais, a abordagem teórica e a construção das dimensões da análise.
9. O objeto teórico e empírico nos processos de investigação/ intervenção.
10. Tipologias de análise de dados.
11. A elaboração do projeto de trabalho final de mestrado
Regulamento de Dissertação, Estágio e Projeto de Intervenção. Documentos do ISSSP. |
José Paulo Netto;Introdução ao método nas ciências sociais. , Praia Vermelha |
Jussara Ayres Bourguignon;A particularidade histórica da pesquisa no serviço social., 2007 (Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 46-54 2007) |
Maria Lúcia Martinelli;O uso de abordagens qualitativas na pesquisa social, Veras Editora |
White, S. & Riemann;Research our own domains: Research as practice in "learning organizations" in Ian Shaw et al., The Sage Handbook of Social Work Research (pp. 83-97) , London: Sage, 2009 |
Sobocan, A. et al.;Ethical considerations in social work research. pp. 805-818 European Journal of Social Work, v. 22, n. 5, 2019 |
Maria Dulce Tourinho;O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa, Veras Editora |
Elza KOUMROUYAN;A pesquisa do indizível: a escuta do outro, Veras Editora |
Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização coletiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de análise de documentos e de dados.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
Entrega do pré-projeto de investigação que poderá ser nas modalidades: dissertação, estágio e projeto de intervenção, conforme estabelecido nos documentos orientadores do mestrado.
Entrega do pré-projeto de investigação que poderá ser nas modalidades: dissertação, estágio e projeto de intervenção, conforme estabelecido nos documentos orientadores do mestrado.
Entrega do pré-projeto de investigação que poderá ser nas modalidades: dissertação, estágio e projeto de intervenção, conforme estabelecido nos documentos orientadores do mestrado.
De acordo com o RAC do ISSSP.
De acordo com o RAC do ISSSP.
Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização coletiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de análise de documentos e de dados.