Código: | SS2210248 | Sigla: | EV | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 54 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 4º | 20 ECTS |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivo de Aprendizagem
OA1.Conceber e executar um projeto de estudo e intervenção social
Competências
1.De conceção e desenho de projetos
2.Na operacionalização dos saberes fazer
3.Relativas à atitude profissional
4. No âmbito do trabalho em equipa
CP1.
Enquadrar teoricamente o fenómeno em estudo e o modelo de intervenção
1.1 Apresentar a abordagem teórica do fenómeno/problema objeto de estudo e
intervenção
1.2 Identificar o campo de ação em que se desenvolve a intervenção do
Assistente Social e explicitar os fundamentos, procedimentos e instrumentos
mobilizados na intervenção
CP2. Desenhar projeto
2.1 Identificar mudanças que pretende produzir a nível individual, familiar e
institucional)
2.2 Definir objetivos de mudança a atingir
2.3 Identificar recursos a mobilizar
2.4 Selecionar saberes necessários à ação
CP3. Executar projeto de intervenção
Os tópicos enunciados em CP1, CP2 e CP3 pretendem que os estudantes atinjam OA1.
As unidades curriculares de Seminário de Investigação e Estágio V estão organizadas em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Para preparar os tópicos em CP2 e CP3 recorrer-se-á a metodologias que apelam a uma participação ativa dos estudantes (ME2), uma vez que os itens em CP2 serão abordados em estreita articulação com o trabalho a desenvolver no âmbito da unidade curricular de Estágio V e CP3 constitui o a operacionalização do trabalho no terreno.
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Modalidade de Avaliação Contínua
A UC Estágio será avaliada a partir dos seguintes elementos:
50% - desempenho do aluno no estágio (assiduidade, pontualidade, disponibilidade e empenho nas atividades de terreno, desempenho relacional no estágio (consultar grelha de critérios de avaliação);
10% - participação dos estudantes em sala de aula;
40% - Notas de campo.
Avaliação Final
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A classificação final será resultante da média aritmética entre a classificação obtida no semestre e a classificação obtida na Defesa do Relatório.
A ME1, é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam OA1. A ME2 procura garantir o treino e desempenho dos estudantes em competências de planeamento da ação prática de intervenção. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA1 e OA2. A ME2 visa ainda promover a exercitação de saberes fazer e atitudes do Assistente Social na intervenção.