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Estágio em Serviço Social V


Código: SS2210248    Sigla: EV
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 54 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 20 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAP3

Orientação Tutorial: 0,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP1

Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP4

Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP2

Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 4 8,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Marcelo Gallo   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivo de Aprendizagem

OA1.Conceber e executar um projeto de estudo e intervenção social


Competências

1.De conceção e desenho de projetos
2.Na operacionalização dos saberes fazer
3.Relativas à atitude profissional
4. No âmbito do trabalho em equipa 

Programa

CP1. Enquadrar teoricamente o fenómeno em estudo e o modelo de intervenção 
1.1 Apresentar a abordagem teórica do fenómeno/problema objeto de estudo e intervenção
1.2 Identificar o campo de ação em que se desenvolve a intervenção do Assistente Social e explicitar os fundamentos, procedimentos e instrumentos mobilizados na intervenção
CP2. Desenhar projeto
2.1 Identificar mudanças que pretende produzir a nível individual, familiar e institucional)
2.2 Definir objetivos de mudança a atingir
2.3 Identificar recursos a mobilizar
2.4 Selecionar saberes necessários à ação
CP3. Executar projeto de intervenção

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os tópicos enunciados em CP1, CP2 e CP3 pretendem que os estudantes atinjam OA1.

Métodos de Ensino

As unidades curriculares de Seminário de Investigação e Estágio V estão organizadas em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Para preparar os tópicos em CP2 e CP3 recorrer-se-á a metodologias que apelam a uma participação ativa dos estudantes (ME2), uma vez que os itens em CP2 serão abordados em estreita articulação com o trabalho a desenvolver no âmbito da unidade curricular de Estágio V e CP3 constitui o a operacionalização do trabalho no terreno.


Modo de Avaliação

3

Avaliação Contínua

Modalidade de Avaliação Contínua

A UC Estágio será avaliada a partir dos seguintes elementos:
50% - desempenho do aluno no estágio (assiduidade, pontualidade, disponibilidade e empenho nas atividades de terreno, desempenho relacional no estágio (consultar grelha de critérios de avaliação);
10% - participação dos estudantes em sala de aula;
40% - Notas de campo.

Avaliação Final

Avaliação Final
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A classificação final será resultante da média aritmética entre a classificação obtida no semestre e a classificação obtida na Defesa do Relatório.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1, é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam OA1. A ME2 procura garantir o treino e desempenho dos estudantes em competências de planeamento da ação prática de intervenção. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA1 e OA2. A ME2 visa ainda promover a exercitação de saberes fazer e atitudes do Assistente Social na intervenção.