Com o aumento do número de sinalizações por parte das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em risco, e tendo as crianças o direito a crescer num ambiente harmonioso, equilibrado e securizante, torna-se fundamental o desempenho dos cuidadores, junto das crianças e jovens que deles mais necessitam. É fundamental aumentar a formação, motivação e dedicação destes profissionais/cuidadores, pois são elementos fulcrais na transição para o acolhimento, funcionando como "porto de abrigo" a crianças "arrancadas" às famílias e colocadas num espaço estranho, com desconhecidos, logo, promotores de transições positivas para a vida em autonomia, da preparação para a saída, como adultos de referência, aumentando a resiliência e o desenvolvimento de competências sociais.
Esta formação tem como público-alvo Funcionários e/ou candidatos a funcionários de Casas de Acolhimento, Assistentes Sociais, Psicólogos, Animadores socioeducativos, Alunos de Ciências Sociais Humanas e público em geral.
II. Estilo e eficácia da comunicação nas Casas de Acolhimento
III. Atitudes facilitadoras da comunicação
IV. Barreiras comunicacionais
V. O poder de um "Não" positivo
VI. Procrastinação
VII. A postura ideal para um impacto positivo - a farda e o aspeto físico
VIII. Motivação e satisfação laboral
07/03/2020 - Como funciona o mundo da criança:
I. Conceito de psicologia de desenvolvimento
II. Fases do desenvolvimento da criança:
II.I - dos 0 aos 6 anos
II.II - dos 6 aos 11 anos
14/03/2020 - O atendimento a crianças em acolhimento residencial:
I. Contextualização histórica, legal e comparativo internacional das respostas sociais para crianças em risco
II. Maus tratos: definição, tipologia e identificação
III. Sinais e sintomas de crianças expostas a disfunções familiares
IV. O momento do acolhimento e os momentos subsequentes
V. O papel dos cuidadores na humanização do acolhimento residencial
21/03/2020 - Capacitação para a igualdade e a não discriminação nas Casas de Acolhimento:
I. Conceitos de igualdade, desigualdade, diferença e papéis sociais
II. O Natural e o cultural (conceitos de sexo e género)
III. Intervenção para a mudança:
III.I - Estudos de caso em matéria de desigualdade: assédio, parentalidade, estereótipos
III.II-A discriminação e as suas subtilezas
João Pedro Gaspar - Professor, doutorado em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Univ. de Coimbra, e Mestre em Geociências pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra. Docente em diversas Casas de Acolhimento, desde 2000 acompanha crianças em regime de acolhimento residencial, prestando apoio pedagógico, tutoria e enquanto Supervisor de equipas técnicas e educativas. Encontra-se em processo de Pós-doutoramento em Educação Social e atualmente investiga, coordena projetos e publica sobre educação e crianças em risco, abordando com maior incidência a institucionalização - o antes (disfunção familiar) e o depois (autonomização) - sendo orador em diversos eventos nacionais e internacionais. É mentor e coordenador da Plataforma PAJE - Apoio a Jovens Ex-acolhidos.
Maria Fernanda Gaspar - Psicóloga da Plataforma PAJE - Apoio a Jovens (Ex)Acolhidos - Associação. Formadora em diversas Casas de Acolhimento, desde 2000 acompanha crianças em regime de acolhimento residencial, prestando apoio pedagógico, tutoria e enquanto Supervisor de equipas técnicas e educativas. Membro Fundador, Secretária da Direção da Plataforma PAJE - Apoio a Jovens (Ex) Acolhidos. Orientadora de Estágios Curriculares de Psicologia, de Ciências da Educação e de Animação Sócioeducativa. Orientadora de Estágios Profissionais para a OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses).
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.