• EN
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > ISSSP SOCIAL TALKS | Eutanásia e a Intervenção Social
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

ISSSP SOCIAL TALKS | Eutanásia e a Intervenção Social

29 de Maio de 2021 (Online)


Destinatários

Esta formação tem como público-alvo profissionais ou pessoas interessadas em obter formação na área da Intervenção Social (sociólogos, psicólogos, técnicos de serviço social, educadores sociais, professores, educadores de infância, gestores e técnicos de instituições de solidariedade social) e também de outras áreas sociais como a área do Direito.

Pré-requisitos

Para frequentar esta aula aberta é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). A aula será leccionada com recurso à plataforma ZOOM. É suposto os participantes terem a câmara de vídeo ligada durante a aula aberta via Zoom.

Conteúdo

Por "eutanásia" deve entender-se a morte intencional de um doente, a seu pedido firme, instante, reiterado e consistente, através da intervenção direta de um profissional de saúde, ou de outra pessoa qualificada para o efeito. Por exemplo através da administração de um fármaco. Se o fármaco é dispensado ao doente e é este que o autoadministra designa-se este ato por suicídio medicamente assistido. Nos países que legalizaram a eutanásia, tal como a Holanda, a Bélgica, e o Luxemburgo, qualquer pessoa adulta e consciente, informada e esclarecida, pode solicitar a eutanásia mesmo que não tenha uma doença terminal. Mas, apenas se estiver em grande sofrimento físico ou psicológico. Na maioria dos países a eutanásia e o suicídio medicamente assistido são práticas tradicionalmente condenadas devido ao caráter sagrado da vida humana, considerando-se que a vida humana é inviolável. Porém, a emergência de sociedades plurais e seculares deu um novo sentido ao conceito de autonomia pessoal, sendo o direito à autodeterminação um valor progressivamente reconhecido nas sociedades modernas e desenvolvidas. A legalização das diretivas antecipadas de vontade, incluindo o testamento vital, é disso um bom exemplo.

Docente

Rui Nunes - Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto. Presidente da Associação Portuguesa de Bioética.

Calendarização

Data: 29 de Maio de 2021
Hora: 09h00-13h00

Custo

  • 10€ (estudantes)*
  • 20€ (profissionais e outro público-alvo)

  • *Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante).

    Inscrição

    Documentação necessária:
    1. Ficha de inscrição.
    2. Comprovativo de pagamento do valor da inscrição (a enviar para cfec@isssp.pt) para o IBAN PT50 003507550000315533002.

    A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.

    Certificado

    O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

    Política de desistência

  • Desistências até 96 horas antes do dia do curso: 100% devolução do valor de inscrição;
  • Não comparecimento ou desistência do curso nas 96 horas antes do dia do curso: sem devolução do valor de inscrição. Caso o inscrito ainda não tenha liquidado a primeira prestação, aquando da receção do pedido de desistência, terá de liquidar sempre o valor correspondente à inscrição.


  • Contactos e Informações

    Email: cfec@isssp.pt
    Telf: 229577217 ou 912250270