O abuso sexual infantil é uma problemática com elevada prevalência e impacto negativo a curto, médio e longo prazo, nas vítimas, nas família e na sociedade. Neste contexto, importa investir em estratégias de prevenção universal, agindo sobre os contextos ou sistemas da criança, no sentido de reduzir a presença de factores de risco e de promover o desenvolvimento de factores de protecção.
Esta formação tem como público-alvo profissionais ou pessoas interessadas em obter formação na área da Intervenção Social (sociólogos, psicólogos, técnicos de serviço social, educadores sociais, professores, educadores de infância, gestores e técnicos de instituições de solidariedade social) e também de outras áreas sociais como a área do Direito.
Alexandre, J., Agulhas, R., & Lopes, C. (2017). Picos e Avelã à Descoberta da Floresta do Tesouro (3-6 anos). Lisboa: Ideias com História.
Agulhas, R., Figueiredo, N., & Alexandre, J. (2016). As Aventuras do Búzio e da Coral (6-10 anos). Lisboa: Edições Sílabo.
Para frequentar esta aula aberta é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). A aula será leccionada com recurso à plataforma ZOOM. É suposto os participantes terem a câmara de vídeo ligada durante a aula aberta via Zoom.
Rute Agulhas - Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça. Perita forense e docente universitária.
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.