O curso tem por objetivo principal proporcionar experiências diversas de contato com práticas artísticas de carácter social ou comunitário e, ao mesmo tempo, desenvolver o sentido crítico relativamente a iniciativas e projetos existentes ou futuros. Nesse sentido, os conteúdos do curso correspondem a esse objetivo, ao garantir espaço para a experimentação e a reflexão coletiva. A versatilidade das metodologias trabalhadas, permitirão que os/as formandos possam aplicar e adaptar as aprendizagens aos seus contextos específicos.
Esta formação tem como público-alvo profissionais da área social, educativa e/ou artística. Mas pode ser dirigida a qualquer pessoa interessada no seu desenvolvimento pessoal.
No final do curso, os/as formandos/as deverão ser capazes de:
Inês Barbosa é mestre em Associativismo e Animação Sociocultural e doutorada em Sociologia da Educação (UM). Tem ainda uma pós-graduação em Performance (FBAUP). É membro integrado do Instituto de Sociologia (IS-UP), no subgrupo de Criação Artística, Políticas e Práticas Culturais. Dinamiza o podcast "Ainda-Não: Sociologia e Utopia" e é co-coordenadora do Laboratório de Teatro & Política. Os seus interesses de pesquisa incluem: habitação e gentrificação turística; mobilizações sociais e ação coletiva; juventude e precariedade; arte e espaço público; e educação crítica e radical. É formadora certificada nas áreas da educação para a cidadania, igualdade de género, animação de grupos e expressão dramática. Dinamiza, regularmente, iniciativas de educação pela arte e educação não-formal. Tem conjugado a investigação com a prática artística, em projetos ligados ao teatro, performance e instalação audiovisual. Coordenou e fez parte de iniciativas de combate ao insucesso e abandono escolar; promoção da participação infantil e juvenil; e de luta contra as desigualdades e exclusões sociais.
O curso terá um total de 25 horas, em regime presencial.
ECTS - 4
Datas:
1) 21 abril (sexta) - das 17h30 às 20h30
2) 28 abril (sexta) - das 17h30 às 20h30
3) 6 maio (sábado) - das 10h30 às 13h30 e 14h30 às 17h30
4) 12 maio (sexta) - das 17h30 às 20h30
5) 13 de maio (sábado) - das 10h30 às 13h30 e 14h30 às 17h30
6) 19 maio (sexta) - das 17h30 às 20h30
1) 21 de abril
Apresentação e conceitos | Sexta-feira, das 17h30 às 20h30 (3H)
1. Jogos e exercícios de apresentação e de partilha de expetativas;
2. Exercícios de desmecanização e escrita criativa;
3. Bola de neve de conceitos: "intervenção social pela arte" e "comunidade";
4. Leitura e discussão coletiva de textos relacionados com os princípios da educação.
2) 28 de abril
Iniciativas e projetos de intervenção pela arte | Sexta-feira, das 17h30 às 20h30 (3H)
1. Apresentação de iniciativas e projetos artísticos de base comunitária e/ou social, no âmbito nacional e internacional;
2. Jogos cooperativos;
3. Visionamento e debate em torno de um documentário;
4. Síntese crítica: estratégias, objetivos e impactos dos projetos e iniciativas de intervenção social pela arte.
3) 6 de Maio
Photovoice e cartografia afetiva | Sábado, 10h30 às 13h30 e 14h30 às 17h30 (6H)
1. Introdução ao photovoice: origem, antecedentes, objetivos e estratégias e aplicações;
2. Exercício de photovoice: captação de fotografias, registo e análise; debate;
3. Mapear o território e seus problemas: abordagem através da cartografia visual e afetiva.
4) 12 de maio
Teatro do Oprimido | Sexta, das 17h30 às 20h30 (3H)
1. Teatro do Oprimido: história e origem, fundamentos e técnicas, atualidade;
2. Estética do Oprimido: jogos e exercícios de ritmo e som.
5) 13 de maio
TO e Projetos de intervenção pela arte | Sábado, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30 (6H)
1. Introdução às técnicas de teatro-imagem, teatro-jornal e teatro-fórum;
2. Design, planeamento e avaliação de iniciativas de intervenção social pela arte;
3. Trabalho colaborativo: elaboração de um projeto de curta duração.
6) 19 de maio
Projetos de intervenção pela arte | Sexta-feira, das 17h30 às 20h30 (4H)
1. Apresentação e análise crítica dos projetos;
2. Dicionário alternativo: exercício de escrita criativa;
3. Discussão silenciosa: "Fragilidades e dilemas da intervenção social pela arte";
4. Avaliação do curso, da formadora e dos formandos/as.
O cumprimento com sucesso dos objetivos pedagógicos desta ação será comprovado através da emissão de um: Certificado de Participação do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
*Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego)