A mediação em contexto de deficiência envolve a utilização de técnicas e práticas específicas que visam promover a comunicação, a compreensão mútua e a resolução de conflitos entre as pessoas com deficiência e seu ambiente, incluindo família, escola, trabalho e comunidade.
Dra. Carme Panchón iglesias - Professora de Pedagogia da Inadaptação Social na Facultat d' Educació da Universidade de Barcelona (UB). Docência na Licenciatura em Pedagogia (disciplina de Intervenção Educativa para a Inclusão Social) e na Licenciatura em Educação Social (disciplina de Ação Socioeducativa nos Centros Residenciais de Ação Educativa-CRAE). Co-diretor do Curso de Pós-Graduação de Extensão Universitária "Cuina Social i Comunitària" e do Curso de Pós-Graduação de Extensão Universitária "Cuina i Transformació Social". Membro do Conselho Curador da Fundação Solidária da UB. Vice-Diretor do "Institut de Desenvolupament Professional-Institut de Ciències de l'Educació (IDP-ICE) UB", período 2017-2021. Vice-reitor de Administração e Organização UB, período 2010-2016. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Infância e Adolescência (GRIA) do IDP-ICE UB. Mediador inscrito no registo de mediadores do Centre de Mediació de Catalunya (CMC), desde 2001. Membro do Coletivo de Profissionais de Mediação (CPM) do Colégio de Educadores e Educadores Sociais da Catalunha (CEESC). Colegiado nº. 27. Membro do Conselho Diretivo e Secretário Geral do Colégio Oficial de Doutores e Graduados em Filosofia e Letras e em Ciências da Catalunha (CDL, Colégio de Docentes e Profissionais da Cultura). Colegiado nº. 32439. Membro da Comissão de Ética do Colégio Oficial de Pedagogia da Catalunha (COPEC), desde 2019. Membro n. 153. Membro da Sociedade Ibero-Americana de Pedagogia Social (SIPS). Membro da Rede de Universidades e Educação Inclusiva (RUEI).
O cumprimento com sucesso dos objetivos pedagógicos desta ação será comprovado através da emissão de um: Certificado de Participação do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.