O objetivo deste seminário é sensibilizar o público sobre a gravidade da violência contra idosos, educar sobre os direitos fundamentais e leis que protegem esta população, promover intervenções sociais eficazes para prevenir e combater a violência, debater as políticas de proteção existentes e incentivar o apoio comunitário através da criação de redes de suporte.
Esta formação tem como público-alvo estudantes e profissionais da área da Intervenção Social (sociólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, professores, educadores de infância, gestores e técnicos de instituições particulares de solidariedade social).
Para frequentar esta aula aberta é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). A aula será lecionada com recurso à plataforma ZOOM. É suposto os participantes terem a câmara de vídeo ligada durante a aula aberta via Zoom.
Joana Silva Aroso - tem 43 anos, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, em 2003 e é advogada desde 2005 na sociedade de Advogados JPAB - José Pedro Aguiar-Branco Advogados. Tem trabalhado sempre na área do Direito Público, nas suas diversas vertentes, sendo atualmente sócia coordenadora desta área de prática. É pós-graduada em Direito dos Contratos, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica - Centro Regional do Porto, e em Justiça Administrativa e Fiscal, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e tem uma Especialização em Direitos Humanos pela Escola de Direito da Universidade do Minho, sendo esta a área da sua preferência. Foi coordenadora da obra coletiva - Os Novos Idosos: Envelhecimento Ativo e Direito - publicada em dezembro de 2021 pela Almedina, e tem-se dedicado, desde 2019, ao estudo e aprofundamento do tema da Longevidade, numa perspetiva jurídica, sendo, na JPAB, responsável pela dinamização da Desk Longevidade +.
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.
O cumprimento com sucesso dos objetivos pedagógicos desta ação será comprovado através da emissão de um: Certificado de Participação do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.