O Mundo assiste a uma mobilidade incessante de pessoas. Os processos migratórios têm sido os grandes impulsionadores desta mobilidade humana que acarreta grandes implicações demográficas, económicas, psicológicas, sociais e políticas, tanto para os países de origem como para os países de destino. Portugal tem assistido nos últimos anos a um aumento substancial de pessoas provenientes de diferentes geografias mundiais, o que tem acarretado desafios para os territórios, instituições e profissionais.
A Pós-Graduação em Migrações e Intervenção Social oferece um programa abrangente e inovador, desenhado para proporcionar uma compreensão aprofundada das dinâmicas migratórias a nível nacional e para possibilitar o desenvolvimento de competências a nível da intervenção social com pessoas migrantes. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso combina conhecimentos teóricos e práticos, capacitando os/as participantes a desenvolver conhecimentos e competências essenciais para analisar criticamente questões relacionadas com os fenómenos migratórios, promover uma autorreflexão das suas práticas profissionais, elaborar e implementar, de forma participada, estratégias eficazes de intervenção social e contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa, coesa e inclusiva.
O programa será realizado em formato online e ministrado por pessoas da academia e especialistas na área, além de profissionais experientes que atuam em organizações governamentais e não-governamentais.
Este curso de Pós-Graduação tem como principais objetivos dotar os/as participantes de conhecimentos sobre migrações no contexto português, as suas potencialidades e desafios e desenvolver competências necessárias a uma intervenção eficaz junto de pessoas migrantes.
- Dotar os/as participantes de conhecimentos sobre migrações internacionais;
- Compreender a realidade portuguesa no que concerne aos processos migratórios;
- Dotar os/as participantes de conhecimentos sobre o enquadramento legal português para o acolhimento e integração de pessoas migrantes;
Dotar os/as participantes de conhecimentos sobre as políticas públicas dentro da área das migrações;
- Compreender ,a complexidade dos fenómenos migratórios e complexos e as suas idiossincrasias;
- Dotar os/as participantes de conhecimentos e competências sobre diversidade cultural, interculturalidade e processos de discriminação social;
- Desenvolver uma visão aprofundada dos principais contextos e dimensões de inclusão social e os seus principais desafios;
- Desenvolver conhecimentos e competências para desenvolver e implementar estratégias de intervenção eficazes, partilhadas e integradas;
- Compreender as mais-valias da utilização da comunicação intercultural e inclusiva;
- Conhecer os serviços e instituições de atuam neste contexto e compreender os domínios da sua intervenção;
- Criar uma estratégia abrangente, colaborativa e participativa que responda eficazmente às necessidades das pessoas migrantes em diversos contextos, promovendo a justiça e a coesão social;
- Compreender as questões éticas e deontológicas no trabalho com comunidades migrantes;
- Promover o respeito pela diversidade cultural e promover a interculturalidade como meio de construir sociedades mais inclusivas, justas e coesas;
- Desenvolver conhecimentos e competências dentro da mediação intercultural, incluindo técnicas de mediação de conflitos.
Aula Aberta com Vasco Malta (OIM-Portugal) - 15/10/2024 às 18:30
Módulo 1: Introdução às Migrações Internacionais (10h)
1.1 Definições conceptuais
1.2 Tipos e padrões globais de migração
1.3 A feminização das migrações
1.4 Fatores impulsionadores das migrações
1.5 Desafios atuais
Módulo 2: Migrações e a Realidade Nacional (10h)
2.1 Evolução histórica da migração em Portugal
2.2 Dados estatísticos das migrações no contexto nacional
2.3 Caracterização sócio-demográfica das comunidades migrantes
2.4 Impactos das migrações
Módulo 3: Legislação Nacional e Políticas Públicas (14h)
3.1 Enquadramento e evolução legislativa nacional
3.2 Direitos das Pessoas Migrantes
3.3 Autorizações de Residência e as suas especificidades
3.4 Processo de Regularização
3.5 Programas de Assistência
Módulo 4: Migração, Diversidade Cultural e Interculturalidade (16h)
4.1 Cidadania Global e Interculturalidade
4.2 Relações Intergrupais e Identidade Social
4.3 Interseccionalidade e Processos de Discriminação Social
4.4 Religião e Diálogo Inter-religioso
Módulo 5: Dimensões e Contextos de Inclusão (15h)
5.1. Aprendizagem da Língua Portuguesa
5.2 Mercado de Trabalho
5.3 Educação
5.4 Saúde
5.5 Habitação
5.6 Associativismo
Módulo 6: Intervenção Social com pessoas migrantes (20h)
6.1 Teorias da intervenção social
6.2 Papel das instituições e dos/as profissionais de intervenção
6.3 Estratégias interventivas, integradas e participadas
6.4 Comunicação Intercultural
6.5 Comunidade em ação
6.6 Questões éticas e deontológicas
6.7 Dilemas teóricos, técnicos e emocionais dos/as profissionais
Módulo 7: A Mediação Intercultural (10h)
7.1 Mediação Intercultural e o papel dos/as mediadores/as
7.2 Técnicas de mediação de conflitos
Esta Pós-graduação destina-se a estudantes e pessoas detentoras de uma licenciatura, na área do Serviço Social, Educação Social, Animação Sociocultural, entre outros interventores/as sociais e outros/as licenciados/as em ciências sociais e humanas. Intervenção com População Migrante: acolhimento, atendimento e intervenção com pessoas migrantes, quer nos serviços públicos, entidades não governamentais, IPSS, quer nas equipas de mediadores municipais e interculturais.
Contextos de intervenção: Instituições de segurança social, serviços e instituições de saúde, autarquias locais e serviços e organismos públicos, escolas, instituições de emprego.
Formação com uma exposição teórica dinâmica, na qual serão privilegiados os métodos expositivo, interrogativo e ativo, com apresentação, análise e discussão de casos práticos, de modo a que os formandos tenham um primeiro contacto e compreendam o tema exposto.
Equipa pedagógica
O Centro de Formação do ISSSP assegura a existência de recursos humanos em número e com as competências adequadas aos produtos de formação profissional que fornece, garantindo que todos os técnicos e formadores envolvidos são criteriosamente selecionados e demonstram competências ao nível académico, implementação da formação, saber-fazer e experiência em contexto de trabalho apropriados.
A avaliação faz parte integrante do processo formativo e tem a finalidade de validar os conhecimentos, capacidades e aptidões adquiridas ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação. Todas as classificações são expressas numa escala de 0 a 20 valores. A nota mínima para aprovação é 10 valores. Para conclusão da formação com sucesso, o formando tem que obter aprovação em todas as componentes de avaliação. A classificação final da formação corresponde à média ponderada das classificações obtidas nos diversos parâmetros de avaliação, de acordo com o disposto supra.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.