Código: | SS1910246 | Sigla: | ED | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 44 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 4º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Docência - Horas
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Transmitir conhecimentos significativos no campo da ética teórica e da ética aplicada. Capacitar os alunos para a reflexão sobre os fins e o destino do homem e para a tomada de decisão responsável e fundamentada. Reflectir sobre os problemas éticos e deontológicos ligados à investigação e intervenção social.
I- Questões introdutórias A) Ética, moral e deontologia: conceptualização. O homem como ser moral; o homem como ser livre; B) Os conceitos de norma e de valor; caracterização das diferentes normas que regulam o comportamento humano (morais, religiosas, sociais e jurídicas). Características dos valores éticos. II Ética aplicada; Ética e deontologia do serviço social. razão de ser da ética/moral profissional. O que é ser profissional; competências do assistente social. dimensões da ética do serviço social. B) Princípios gerais da ética do serviço social. a) o princípio da beneficiência; autoridade profissional; b) diferença entre problema ético e dilema ético; c) o princípio do respeito pela autonomia. a autonomia do utente e a autonomia do profissional d) ética, confidencialidade e segredo. Segredo e transparência; legitimação do segredo e respeito pela vida privada; e) consentimento informado; O princípio da justiça; a dimensão institucional do serviço social; a acção transformadora do serviço social; o carácter público da responsabilidade profissional; análise do código deontológico dos assistentes sociais. Problema éticos relacionados com o serviço social.
Os conteúdos programáticos pretendem assegurar o cumprimento dos objectivos. nomeadamente orientar os estudantes para a clarificação conceptual de ética, moral, deontologia; pretendem, ainda, assegurar a compreensão dos dilemas éticos, bem como os princípios e valores da profissão de assistente social.
Bermejo, F. J. ;Ética del trabajo social, Désclée de Brouwer, 2002 |
Carvalho, M. I. ;Ética aplicada ao serviço social. Dilemas e práticas profissionais, Pactor, 2016 |
O método de ensino baseia-se em aulas ministradas pela docente e trabalhos de grupo.
Avaliação apenas com exame final
Avaliação distribuída, constituída por um teste e um trabalho de grupo em torno de textos (artigos científicos, livros e capítulos de livros.
De acordo com regulamento de avaliação de conhecimentos.
De acordo com regulamento de avaliação de conhecimentos
Avaliação distribuída, constituída por um teste e um trabalho de grupo em torno de textos (artigos científicos, livros e capítulos de livros
Avaliação distribuída, constituída por um teste e um trabalho de grupo em torno de textos (artigos científicos, livros e capítulos de livros
Pretende-se assegurar que os estudantes acedam a um conjunto de conhecimentos enunciados, garantindo a sua autonomia e responsabilidade no próprio processo de aprendizagem