Código: | MIS2302 | Sigla: | DSI | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 23 | Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho | 1º | 7,5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 26,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:
- Saberes teóricos, processuais e saberes fazer a investir na acção voltada para a mudança organizacional.
. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de funcionamento institucional que comprometem:
- o cumprimento da sua missão, finalidades e objectivos pela implementação de um projecto institucional inovador;
- a adequação das intervenções aos problemas reais das crianças e jovens e a implicação destes na sua resolução;
- a construção de uma estrutura organizacional inovadora a nível de: divisão do trabalho, hierarquia e tomada de decisão, coordenação; comunicação.
- a construção de relações entre os actores que traduzam um clima organizacional positivo:
- a relação de qualidade entre profissionais e utilizadores na institucionalização,- a constituição de equipas coesas;- o trabalho de parceria .
. Definição de possibilidades de acção sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição de acolhimento promova efectivamente a integração escolar e social das crianças e jovens, em estreita articulação com a reparação necessária nos planos cognitivo, afectivo e moral.1.Gestão tradicional e (re)produção da desigualdade e exclusão social
1. 1 Objectivação; inversão da oferta/procura; normalização dos espaços/atividades; individualização; efeitos de apropriação/exclusão e concorrência entre instituições.
1. 2 Ausência de comunicação entre fornecedores e transformadores de recursos e produtores e utilizadores de serviços;
1. 3 Relações de poder e estratégias de afirmação de grupos profissionais.
2 Sistema de poder e relação institucional com os utilizadores: a estigmatização e os processos psicológicos de resistência ao estigma
2.1 Relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da .
3 O sistema organizacional:
3.1 Componentes da estrutura;
3.2 Desenho organizacional;
3.3 Modelos de decisão;
3.4 Poder, conflito e negociação;
3.5 Cultura organizacional.
4 Mudança organizacional
4.1 Gestão do desenvolvimento social e satisfação de necessidades;
4.2 Condições do modelo organizativo e elaboração de situações criativas para problemas;
4.3 A afirmação da concertação interdisciplinar e interinstitucional.
5 A construção do diagnóstico. Estudos de caso.
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Sendo o objectivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão promotor do desenvolvimento social, das teorias que analisam as relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da subjectividade e das teorias da estrutura organizacional, permite a mobilização de saberes cruciais para a construção desse diagnóstico. Destaque-se, ainda, a abordagem da mudança organizacional que é fundamental para a identificação de caminhos de intervenção inovadores. Tendo como dimensões de estudo a identificação da missão, finalidades, objectivos e projecto institucional, a génese e o percurso da organização, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços e a adequação dos recursos materiais neles existentes e a análise das relações entre os actores, os alunos identificam obstáculos e potencialidades para a construção de novos caminhos de intervenção.
As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais (estatutos, regulamentos, planos e relatórios de actividades, folhetos, actas de reuniões, circulares, notas de serviço, etc.). Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista aos diferentes actores da organização. O aluno pode, assim, utilizar os instrumentos teóricos fornecidos no decurso das aulas. Os alunos devem entregar um trabalho individual que deve ser apresentado previamente em aula.
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A avaliação da disciplina será no regime de avaliação distribuída feita a partir de um dos seguintes elementos de avaliação: 1. Trabalho escrito individual de reflexão teórica e de análise de dados empíricos, focado em dimensões do diagnóstico socioinstitucional (60%) e Apresentação oral do trabalho (40%).
A avaliação da disciplina será no regime de avaliação distribuída feita a partir de um dos seguintes elementos de avaliação: 1. Trabalho escrito individual de reflexão teórica e de análise de dados empíricos, focado em dimensões do diagnóstico socioinstitucional (60%) e Apresentação oral do trabalho (40%).
Sendo o principal objectivo da disciplina a elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos activos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na elaboração do diagnóstico, devidamente sustentados pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a selecção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na acção voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades conduz os alunos à definição de possibilidades de acção sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição de acolhimento promova a integração social das crianças e jovens institucionalizados.