Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Fornecer aos alunos os conceitos e práticas da estatística descritiva com maior relevância para análise de estudos empíricos em ciências sociais.
Contribuir para a formação pluridisciplinar dos técnicos de serviço social, nomeadamente:
Mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social;
Promover a aquisição de conhecimentos que permitam concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo;
Contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social;
Promover a aplicação da estatística descritiva a casos concretos, através da utilização do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Programa
Introdução geral: noções base da Estatística
Âmbito e Objetivo da Estatística.
População e Amostra.
Etapas do Método de Análise Estatística.
Estatística Descritiva.
Classificação dos dados segundo a sua natureza
Técnicas de tratamento de dados:
Tabela de frequências
Representações Gráficas: Gráfico de barras; Histograma; gráfico circular (pizza), Diagrama de extremos e quartis (caixa-e-bigodes, etc.
Medidas de Localização:
Medidas de tendência central: Média; Mediana; Moda
Medidas de tendência não central: Quartis, Percentis e Decis
Medidas de Dispersão - Absoluta: Variância e Desvio padrão
Medidas de Dispersão ¿ Relativa: Coef. de dispersão e coef. de variação
Medidas de Forma: Assimetria e Achatamento/Curtose.
Medidas de concentração. Curva de Lorenz e Índice de Gini
Distribuições bidimensionais (dados bivariados)
Dados qualitativos:
Tabela de contingência. Distribuição conjunta. Distribuições marginais.
Dados quantitativos:
Análise de Correlação: Coeficiente de correlação de Pearson, Coeficiente de determinação e Diagrama de dispersão
Coeficiente de correlação de Spearman
Introdução à análise estatística de dados com o SPSS
Codificação de variáveis no SPSS.
Selecionar e filtrar a base de dados.
Transformação e manipulação de variáveis no SPSS.
Recodificação de variáveis
Cálculo de valores, etc.
Introdução à análise descritiva de dados univariados e bivariados.
Tabelas de frequências / Tabelas de contingência (dupla entrada)
Estatísticas descritivas
Representações gráficas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O estudo desenvolvido no no programa apresentado fornece conhecimentos básicos de estatística descritiva exploratória com vista à sua aplicação no cálculo e interpretação de indicadores, permitindo dessa forma concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo, assim como contribuir para a interpretação dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade.
A utilização de um software de estatística (SPSS), vai permitir que os diferentes indicadores estatísticos/representações gráficas, sejam aplicadas a um grande volume de dados.
Bibliografia Principal
Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2002
Figueiredo, F., Figueiredo, A., Teles, P. e Ramos, A.;Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora, 2007
Hill, M.M. e Hill, A;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2000
Hill, A., Neves, C. e Pereira, A. ;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, 2011
Bryman, A. e Cramer, D.;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992
Maroco, J. ;Análise Estatística com o SPSS Statiscs (7ª edição), ReportNumber, 2018
Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais. A complementaridade do SPSS (6ª edição), Edições Sílabo, 2014
Métodos de Ensino
Demonstrativo (Aulas expositivas)
Activo (aulas de realização de exercícios práticos)
Nas aulas teórico-práticas, os métodos de ensino serão predominantemente expositórios (demonstrativos).
Nas aulas de orientação tutorial, serão resolvidos problemas sob orientação do professor prevalecendo uma forte interação entre os conceitos teóricos e a sua aplicação concreta. É ainda realizado um apoio individual aos alunos.
O ensino da unidade curricular é complementado com o período de atendimento aos alunos.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
51
Total:
51
Avaliação Contínua
A avaliação distribuída será feita com recurso a um teste (ponderação= 70%; ou 14 valores) e um trabalho de grupo (30%; ou 6 valores), a decorrer durante o período de aulas. O apuramento da nota final, nos regimes de avaliação contínua e distribuída, deverá fazer-se através da média simples ou ponderada das notas obtidas nas provas realizadas (Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (artigo 19º, alínea 1).
São aprovados os alunos que tenham nota igual ou superior a 9,5 valores, no conjunto das duas componentes de avaliação.
Avaliação Final
A avaliação final é constituída por duas componentes: (1) exame final e (2) exame de recurso.
Ambos os exames, consistem na realização de um exame escrito final com cotação de 20 valores.
Os alunos são aprovados com nota igual ou superior a 9,5 valores (Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (artigo 19º, alínea 2).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas teórico-práticas são predominantemente demonstrativas (expositórias), com o objetivo de ensinar aos alunos os conhecimentos básicos em Estatística Descritiva e respetiva aplicação em contexto prático.
Nas aulas de orientação-tutorial os alunos resolvem problemas concretos que lhes permitem aplicar os conhecimentos adquiridos e ainda esclarecer dúvidas sobre a matéria lecionada.
A parte do programa relativa ao SPSS, terá um caráter demonstrativo/expositivo, centrando-se na explicação das potencialidades deste software estatístico, nomeadamente, no tratamento de informação relacionada com a área de serviço social.