Código: | SS1910235 | Sigla: | SEPSS5 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 50 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 6,5 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 6,00 |
Orientação Tutorial: | 6,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivos de Aprendizagem
OA1.Deter conhecimentos teóricos sobre o(s) Fenómeno(s) em estudo;
OA2.Deter conhecimentos teórico-práticos sobre o campo de acção do Assistente Social no (s) fenómeno(s) em estudo;
OA3. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre o(s) modelo(s) de intervenção no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo.
Competências
¿ Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao(s) fenómeno(s) em estudo;
¿ Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica.
I Seminário
CP1. Perspectivas teóricas e conceitos destacados à compreensão do(s) fenómeno(s) em estudo;
CP2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção norelativas ao(s) fenómeno(s) em estudo;
CP3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;
II Trabalho de Terreno
1. Conhecer o contexto de estágio: missão objectivos, valores, projectos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
3. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
4. Realizar diagnóstico psicossociais;
5. Integrar as actividades promovidas pelas equipas técnicas;
6. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...
Os tópicos enunciados em CP1 e em CP2 visam atingir o OA1 e OA2. Os tópicos apresentados em CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir o OA3.
A UC organiza-se em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME2), designadamente nos tópicos enunciados em CP2 e CP3 que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes na componente tutorial da unidade curricular. Está previsto o recurso a metodologias mais orientadas para a participação, debate e argumentação, considerando a oportunidadde de contacto dos estudantes, em Aulas Abertas, com profissionais convidados (ME3).
2
A avaliação é contínua.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
A ME1 é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam os OA1, nomeadamente sobre os conceitos fundamentais destacados na aprendizagem do(s) fenómeno(s) em estudo. A ME2 procura promover o conhecimento sobre mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais em articulação com o desempenho dos estudantes no trabalho de terreno. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA2 e OA3. A ME2 e a ME3, ao estimularem os estudantes para a participação em sala de aula e em conferências temáticas, incentivando o debate, visam não só contribuir para enriquecer e robustecer os conhecimentos teóricos e teórico-práticos enunciados em OA1, OA2 e OA3, como ter acesso a ¿boas práticas ¿ no campo do Serviço Social.