Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Demonstrar as razões de índole económica que justificam a intervenção do Estado no financiamento, na provisão, na administração e na regulação dos sectores sociais.
Compreender a evolução recente dos objectivos, das medidas de politica, assim como dos instrumentos mais comuns de intervenção pública nos sectores sociais.
Relevar o contributo da ciência económica na análise, compreensão e avaliação dos problemas sociais.
Sensibilizar para a aplicação de métodos de avaliação económica na decisão de programas. projectos e investimentos de índole social.
Contribuir para a actualização do debate sobre o impacto das politicas públicas, nomeadamente da politica orçamental e fiscal, sobre a estabilidade, a eficiência e equidade.
Programa
1. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia
1.1. Aumento da eficiência económica
1.2. Promoção da equidade
2. Análise económica dos principais sectores sociais
2.1. Educação
2.2. Saúde
2.3. Pensões e Segurança Social
2.4. Pobreza e desigualdade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Nesta UC pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de interpretar os fenómenos socias através de uma perspectiva económica.
Nesse sentido, os tópicos definidos no programa permitem dar essa compreensão, nomeadamente debatendo-se o papel do Estado na Economia, as questões de eficiência e equidade ou como os problemas económicos surgem na provisão da saúde, educação, segurança social ou pobreza.
Bibliografia Principal
Julian Le Grand, Carol Propper, Sarah Smith;The Economics of Social Problems, Palgrave MacMillan, 2008
Paulo Trigo Pereira, António Afonso, Manuela Arcanjo, José Carlos Gomes Santos;Economia e Finanças Públicas, Escolar Editora, 2012
Bibliografia Complementar
N. Barr;The Economics of the Welfare State, Weidenfeld , 1987
Paul A. Samuelson, William D. Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 1999
Métodos de Ensino
Aulas teóricas, Apresentação das matérias em análise por parte do docente com discussão da problemática em sede de aula. Recurso frequente à análise de temas e problemas no âmbito social e à sua interpretação e leitura pela Ciência Económica.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
0
Total:
0
Avaliação Contínua
2 testes individuais com 45% de peso na classificação final cada.
10% da classificação final é em função da presença nas aulas.
Avaliação Final
Exame escrito.
Provas e Trabalhos Especiais
Não haverá.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Conforme regulamento de avalição em vigor.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Conforme regulamento de avaliação em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Sendo os objectivos de aprendizagem essencialmente teóricos, entende-se adequada a metodologia de apresentação e debate das matérias em sede de aulas teórico-práticas.