Código: | 23MGS2103 | Sigla: | PPE | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 10 | Aviso nº 16432/2023, de 30 de Agosto | 1º | 7,5 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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O objetivo geral da Unidade Curricular é capacitar os alunos com conhecimentos fundamentais sobre o processo de envelhecimento desde uma perspetiva psicológica. Mais especificamente, que sejam capazes de: (i) descrever e analisar as principais mudanças decorrentes do processo de envelhecimento ao nível cognitivo, psicoafectivo e psicossocial, com base nas principais abordagens teóricas da Geropsicologia; (ii) compreender e explicar os pressupostos teóricos e conceitos associados ao modelo de "Envelhecimento Bem-Sucedido" e "Envelhecimento Ativo"; (iii) identificar e compreender as síndromes psicopatológicas mais comuns na população idosa, considerando as especificidades da sua manifestação clínica.
1. Introdução à Geropsicologia e à Geropsicologia Clínica: objecto, conceitos e temáticas centrais de estudo e intervenção.
2. Ageism: atitudes e comportamentos de discriminação em relação às pessoas idosas, mecanismos de manutenção e consequências
3. Adaptações ao envelhecimento: vulnerabilidade e adaptações à velhice, resiliência, envelhecimento bem-sucedido e o modelo SOC (optimização selectiva com compensação, perdas e luto.
4. Envelhecimento ativo: pilares, determinantes, entre outros.
5. Dinâmicas sociofamiliares na velhice: redes sociais e de apoio, solidão, cuidados informais
6. Perturbações neurocognitivas: DCL, delirium, D. Alzheimer, D. Vascular, outras
Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspetivas pertinentes para a intervenção prática. Parte-se de aspetos gerais acerca do envelhecimento considerado saudável para a especificações ao nível do envelhecimento com psicopatologia. No geral, pretende promover-se a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais ao nível da gerontologia.
Fonseca, A.M;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climepsi , 2004 |
Manual de Envelhecimento Activo;Ribeiro, O. & Paúl,. C. , Lidel, 2011 |
Birren, J. & Schaie, K. ;Handbook of Psychology of Aging, Academic Press, 2006 |
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015 |
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.);A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal, Lidel, 2005 |
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lidel, 2013 |
Firmino, H., Simões, M. & Cerejeira, J.;Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lidel, 2016 |
Carvalho, Á. A. D., Mateus, P., Nogueira, P. J., Farinha, C. S., Oliveira, A. L., Alves, M. I., & Martins, J.;Portugal Saúde Mental em Números, 2015, 2015 |
Considerando-se o compromisso assumido enquanto objetivo para a unidade curricular de promover a compreensão tão profunda quanto possível dos fenómenos psicológicos constantes no programa, a uma abordagem expositiva introdutória dos conceitos realizada pelo docente, seguir-se-ão, dependendo da temática, a análise (individual ou em pequeno grupo) de estudos de caso seguida de debate alargado. A metodologia de ensino considera também a exploração pedagógica de material audiovisual (e.g. documentários) e a análise orientada de material científico (artigos e capítulos de livros, relatórios nacionais e internacionais).
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Não aplicável.
A avaliação para os alunos em regime de avaliação distribuída consistirá na realização de um trabalho de grupo (40% da nota final) e um teste individual escrito (60% da nota final).
A avaliação para os alunos em regime de avaliação final consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do envelhecimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.