Código: | 23MIS2302 | Sigla: | DE | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 16 | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 6 ECTS | 30 |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Objectivos:
1.1 Objectivo geral
Constitui objectivo central desta unidade curricular promover o conhecimento sociológico dos contextos e dos processos educativos em curso nas sociedades contemporâneas, com destaque para a educação em contextos escolares que se traduzem na desqualificação de crianças, jovens e adolescentes.
1.2 Objectivos específicos:
1.2.1 Fornecer instrumentos de análise da evolução do sistema de ensino e dos mecanismos de reprodução das desigualdades culturais e sociais que operam, com crescente subtileza, no quadro do ensino de massas;
1.2.2 Contribuir para a construção de uma síntese teórica que permita captar com rigor a diversidade dos mecanismos geradores do insucesso e abandono escolares, assim como dos seus efeitos em matéria de produção da vulnerabilidade dos indivíduos.
1.3 Competências a adquirir:
Especificamente, espera-se que os alunos revelem ser capazes de:
a) Compreender o fenómeno da massificação do ensino, os seus factores, processos e dinâmicas no sentido de promover a desqualificação social de alguns grupos desmunidos de recursos;
b) Relacionar as mudanças no contexto educativo com as mutações sociais globais;
c) Analisar a complexidade da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares;
d) Equacionar os principais desafios que se colocam actualmente à educação nas sociedades de modernidade avançada;
1 A expansão da escolarização nas sociedades contemporâneas, em geral, e na sociedade portuguesa, em particular
1.1 Factores económicos e políticos da chamada democratização do ensino
1.2 Expansão do ensino e conservação da estrutura de distribuição diferencial dos proveitos escolares e a translação das distâncias culturais e sociais por via da desvalorização dos títulos escolares
1.3 A passagem de uma ordem hierárquica dos ciclos de ensino simples e claramente identificável à constituição de um sistema cada vez mais complexo e mais subtilmente hierarquizado
2.2 Da eliminação precoce e brutal às práticas de exclusão suave e dissimulada
2.1 Os processos de interacção selectiva na sala de aula
2.2 Ilusão escolar e aprendizagem da desafeição social
2.3 Consequências identitárias das imposições contraditórias do sistema escolar
Os fenómenos da massificação do ensino e da desqualificação escolar dos jovens estão profundamente associados entre si. Para se compreender a complexidade desta relação é necessário dominar os conhecimentos indispensáveis sobre o peso das estruturas económicas, sociais e políticas na pretensa democratização do ensino, e as contradições geradas pela complexificação de um sistema educativo cada vez mais hierarquizado. Por outro lado, entre os processos e dinâmicas promotores da desqualificação escolar encontram-se as práticas de exclusão dissimuladas profundamente instituídas no funcionamento quotidiano da sala de aula. Neste sentido, os conteúdos programáticos da disciplina estão em consonância com os objectivos de proceder à aquisição de conhecimentos científicos que permitam elaborar uma enunciação teórica de encadeamento entre os factores macroestruturais e os factores microestruturais de produção de desigualdades escolares e consequentemente de desigualdade social.
Almeida, S., Machado, I., & Melo, S. (2022);Serviço social em escolas e efetivação do direito à educação: representações e práticas profissionais., Atas Do XI Congresso Português de Sociologia, Março, 2022. |
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Spade, J. Z. and Ballantine, J. H. (2008), "Schools and Society : A Sociological Approach to Education". Brockport Bookshelf. 82. |
O processo de ensino/aprendizagem é prioritariamente desenvolvido com base na exposição teórica pelo docente acerca dos conteúdos programáticos, debate dos temas das aulas partindo da leitura de dados estatísticos, de textos seleccionados e do visionamento de filmes, numa perspectiva de ruptura com os (pré) conceitos e ideias de senso comum sobre a desqualificação escolar.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 36 | |
Total: | 36 |
De acordo com o RAC do ISSSP.
De acordo com o RAC do ISSSP.
A compreensão das várias leituras do fenómeno do insucesso e desqualificação escolar produzidas no quadro da Sociologia, considerando quer a dimensão macrosicologógica de análise (sistema de emprego e classes sociais), quer a dimensão microsociológica de análise (estabelecimento de ensino, sala de aula, alunos/pais/professores) apela a um esforço de aplicação teórica das teorias sociológicas em aprendizagem a um dado fenómeno social concreto. Para isso consideramos fundamental o investimento em metodologias activas de ensino/aprendizagem, onde se solicite ao aluno a participação na realização de exercícios, discussão de casos práticos, interpretação de eventos associados ao contexto empírico. Este tipo de metodologia tem como motor desencadeador o recurso a aulas expositivas/activas onde são apresentados sistematizadamente os conteúdos programáticos da disciplina.