Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Refletir sobre os contributos teóricos do
serviço social e da sociologia para apreender a socialização primária e a
construção da identidade como processo dinâmico e produto da interação
dialética entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana;
processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a
aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes.
Proporcionar instrumentos para
problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares,
educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na
construção da realidade social subjetiva de crianças, adolescentes e jovens.
Adquirir instrumentos teoricamente
construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial
dos que comportam ruturas que podem comprometer a aquisição de disposições
adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as
exigências da inclusão social.
Programa
·A
teoria psicossocial do desenvolvimento;
·Construção
histórica do conceito de criança, adolescente e jovem;
·Os
contributos da sociologia para análises dos processos de socialização;
·Transformações
das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família:
inconsciências e fragilidades dos modelos familiares;
·Socialização
primária marcada pelas privação relacional, cultural e simbólica: consequências
no plano do desenvolvimento moral, no plano cognitivo e linguístico e no plano
emocional.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Todos os objetivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa.
Bibliografia Principal
Alarcão, M.; (Des) Equilíbrios Familiares. , Quarteto, 2002
Brazelton, T. B., Greenspan, I. ; A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, , Presença., 2002
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália ; A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, , Afrontamento, 2014
Oliveira, M.S. ; Transmissão Intergeracional da Violência. Lisboa: , Chiado Editora, 2015
Bibliografia Complementar
Ilyas, F., Leventhal J., Magalhaes T, Oliveira M S, Oral R., Soldatou A., Stathi A., Stefano F., Zafar N. ;Child Abuse and Neglect. Successful Collaborations With International Partners. World Perspectives on Child Abuse, 13th Ed: 27-34 , 2018
Singly, F. ;Sociologie de la famille contemporaine, , Armand Colin, 2007
Métodos de Ensino
Método expositivo dos conteúdos programáticos, com utilização de PPT e vídeos; Sessões teórico-práticas;
Resolução de casos práticos relativos à matéria lecionada; Apelo à participação dos/das estudantes na discussão das matérias lecionadas.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
36
Total:
36
Avaliação Contínua
--
Avaliação Final
Provas e Trabalhos Especiais
--
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
--
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
--
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A aquisição e/ou desenvolvimento de competências de aplicação prática de conceitos e de metodologias essenciais neste domínio, com recurso a metodologias de ensino ativas e aplicadas é incontornável. As metodologias do processo ensino-aprendizagem devem integrar e fomentar esta valência experimental e crítica e, ao mesmo tempo, dar já as bases científicas necessárias para a construção de um profissional autónomo, crítico e capaz