Código: | 23MIS2305 | Sigla: | EAFA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 16 | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 6 ECTS | 30 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Capacitar para a análise multidisciplinar do processo de aprendizagem
Desenvolver a compreensão da complexidade do fenómeno da aprendizagem humana nas suas diferentes dimensões (biológica, cognitiva afetiva e emocional.
Identificar os contributos básicos das neurociências para a aprendizagem humana.
Capacitar para a participação nos processos pedagógicos e sua analise critica - na relação pedagógica e nos processos de regulação da mesma.
Identificar os factores de risco para as aprendizagens das crianças em situação de exclusão social.
1. O direito à educação como direito fundamental da criança.
2. O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.
3. Os contributos das neurociências para a compreensão do processo de aprendizagem
4. O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
5. A relação pedagógica e os métodos pedagógicos: A regulação da relação pedagógica
6. As situações de exclusão e sua influência nos processos de aprendizagem
7. A escola inclusiva
1.
Os 1. Os alunos de mestrado não estão a preparar-se para a atividade de docência, mas para serem interventores sociais em equipas pluridisciplinares nos diferentes contextos socio educativos junto de crianças e jovens em risco de exclusão social.
2. Nestas equipas os diferentes interventores sociais precisam de ter conhecimento sobre o processo de ensino aprendizagem, como processo fundamental neste ciclo da vida em que a escola e contextos afins são determinantes na vida de crianças e Jovens.Meirieu, Philipe.; Apprendre oui mais comment? , Paris ESF, 1994 |
Monteiro A;.Crianças Utopia da Humanidade¿. , Lisbon Internacional Press, (2024 ) (88 -114) |
SETH, Anil ; O cérebro em 30 segundos. , Editorial Presença , 2021 (pp 14,15,116,117,118,120,126,128,130) |
Nordengen, Kaja ;¿O poder do nosso cérebro ¿ desvendando os segredos da mente humana. , Planeta Manuscrito, 2018 (pp55 a 89 ; 151 a 165) |
Meirieu, Philippe;L¿École est obligatoire, mais l¿apprentissage ne se décrète pas. Site de Philippe Meirieu - Histoire et actualité de la pédagogie., meirieu.com, 2024 |
Meirieu, PH; O cotidiano na escola e na sala de aula O fazer e o compreender. , Porto Alegre: ARTMED , 2005 (pp 167 a 176) |
Freire, Paulo;Pedagogia da autonomia Saberes necessários à prática educativa , Paz & Terra, 2015 (102 a 122) |
Byung-Chull Han; Infocracia , Relógio de àgua, 2022 (pp: 19 a 30) |
Damásio, António ; A estranha ordem das coisas, Circulo de leitores - Temas e debates, 2017 (pp 306 a 315) |
SETH, D. P; WOLFEB.L;¿How developmental neuroscience can help address the problem of child poverty¿in , Development and Psychopathology, 32, 2020 (1640-1656) |
Granja, B e alt ;O serviço social escolar in IV CIAIS Multiculturalidade, Migrações e Direitos Humanos , Carviçais: Lema de Origem , 2021 |
Exposições da docente sobre os diferentes contributos teóricos, acompanhados de debates estimulados pela docente e facilitados pelos alunos, de acordo com a responsabilidade previamente atribuída - realização de uma ficha de leitura por cada aluno ou grupos de alunos.
Estes debates, tem por objetivo estimular a auto reflexão sobre a experiência dos estudantes sobre o seu próprio processo cognitivo bem como sobre as vivências profissionais com crianças e jovens em processo de aprendizagem
1
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Elaboração de ficha de leitura | Trabalho laboratorial ou de campo | 2024-04-20 | |
exame final | Teste/Exame | 3 | 2024-06-08 |
Total: | 33 |
Considerando o tempo disponível e a complexidade do conteúdo face às diferentes formações de base dos estudantes a opção são as exposições da docente sobre os principais temas do programa, utilizando bibliografia atualizada em diferentes partes do programas bem como referências básicas dos autores de referencia como Meirieu e Paulo Freire articulando com contributos recentes das neurociências, filosofia e direito à educação.