Código: | 23MIS2306 | Sigla: | EAFR | |
Áreas Científicas: | Ciências Sociais/Serviço Social |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MISIJR | 16 | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 6 ECTS | 30 |
Teórico-Práticas: | 26,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
CP1 Vinculação e representação da Vinculação na Adolescência
1.1 John Bowlby e a Teoria da Vinculação
1.2 Contributo de Mary Ainsworth na investigação da vinculação na infância
1.3 O trabalho de Mary Main e a investigação sobre a vinculação na adolescência e idade adulta
CP2. Desenvolvimento Psico-Social, Identidade e Estatutos
2.1 Erickson e o Desenvolvimento Psico-Social: adolescência, conflito e crise de identidade
2.2 James Marcia, as Fases da formação da Identidade e seus Estatutos
CP3. Modos de Vida e Sistema Familiar: comportamentos de risco e exclusão social
3.1 Perspetiva Sistémica: definição de Família, subsistemas e funções parentais
3.2 Modelos comunicacionais, estilos educativos e práticas parentais
3.3Modos de Vida e Problemas Sócio Emocionais: comportamentos de risco vs. Comportamentos de adaptação
CP4. Comportamento anti-social e desvio: olhares sociológicos
4.1 Durkheim e a Teoria da "anomia"
4.2 Merton e a tipologia do comportamento anómico
4.3 Cohen e Cloward & Ohlin e a produção social das subculturas desviantes
4.4 Interaccionismo simbólico, Erwing Goffman e a labeling approach: Howard Becker
CP5. Socialização, Ressocialização e Reconstrução Identitária
5.1 Teoria da Aprendizagem Social e Modificação Cognitivo Comportamental de adolescentes e adultos
5.2 A Estrutura de Plausibilidade e os Outros Significativos na reconstrução da identidade - aplicação ao processo de aprendizagem escolar
Os tópicos enunciados em CP1, CP2, CP3 e CP4 estão orientados para permitir aos estudantes atingirem respetivamente OA1, OA2, OA3 e OA4. Adicionalmente, os dois tópicos referidos em CP5 pretendem estimular a aprendizagem dos estudantes sobre matérias que permitem alcançar OA5.
Alarcão, M. & Gaspar, M. F. (2007). ;Imprevisibilidade Familiar e suas Implicações no Desenvolvimento Individual e Familiar. Paidéia, 17(36), 89-102. |
Becker, H.S.(1980).;Outsiders (Uma teoria da acção colectiva), Études de sociologie de la deviance. Rio de Janeiro. |
Caridade, S. M. M., Martins, A. C., & Nunes, L. (2019). ;Estilo de vida dos adolescentes e jovens adultos e comportamentos desviantes e delinquentes: Das vivências familiares, escolares e individuais. |
Erikson, E. (2018). ;Erik Erikson e a construção da identidade, Educação, Janeiro-Fevereiro, edição nº 246, S. Paulo, Brasil. |
Gonçalves, M. M., & Gonçalves, O. F. (2001). ;Psicoterapia, discurso e narrativa: A construção conversacional da mudança. Quarteto. |
Gonçalves, O. (1990). ;Terapia comportamental: Modelos teóricos e manuais terapêuticos. Porto: Edições jornal de psicologia. |
Herpin, N. (1982). ;A Sociologia Americana, capítulo VI, Porto, pps. 107 a 152 |
Jongenelen, I. et. al. (2015). ;Vinculação na adolescência, Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento, capítulo III, pp.99-121, Psiquilíbrios, Braga. |
Luchmann, T. & Berger, P., (2010). ;A construção social da realidade, Lisboa. |
Marcia, J. E. (1966). ;Development and validation of ego-identity status. Journal of Personality and Social Psychology, 3, 551-558. |
Pinto, M. L. M. C. (2006).;Relações de Vinculação e vulnerabilidade ao consumo de drogas, Trabalho académico produzido no âmbito do Doutoramento em Ciências do Serviço Social(2010), ICBAS, UP, Porto |
Zazzo, R. (1974). ;A Vinculação ¿ Uma nova Teoria sobre a origem da afectividade in A Vinculação- ¿Attachement¿, Anzieu, D., Bowlby, J. at all, Scocicultur, Lisboa |
Alarcão, M. (2000). ;(Des)Equilíbrios familiares: Uma visão sistémica. Coimbra. |
Benavente, R. (2002).;Delinquência juvenil: Da disfunção social à psicopatologia, Análise Psicológica, 4 (XX): 637-645 |
Costa, M. E. (1986). ;;Estatutos de identidade em estudantes universitários. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. |
Erikson, E., (1999). ;Psicologia do Adolescente ¿ Uma Abordagem Desenvolvimentista, capítulo V, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. |
Guimarães, J. V. (2012). ;Autoconceito, Autoestima e Comportamentos Desviantes em Adolescentes. Tese de Mestrado: ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
Soares, I. et. al. (coordenação), (2015). ;Relações de Vinculação ao longo do Desenvolvimento, Psiquilíbrios, Braga. |
Vaz Serra, A., et al., (1986). ;;Autoconceito e ansiedade social, Psiquiatria Clínica, 7 (2), pp. 103 a 108. |
Esta UC organiza-se em aulas com componente teórico-prática. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1), concebendo-se, no entanto, a possibilidade de recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes através do seu envolvimento na pesquisa de artigos científicos e exposição em aula (ME2).
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
Exame Final
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação.
A ME1, é de natureza mais expositiva e centra-se no conhecimento teórico acerca dos grandes temas da Desenvolvimento da Vinculação, Desenvolvimento Psico-Social e Identidade, Dinâmicas Familiares e Modos de vida marginais, Marginalidade Social/Delinquência Juvenil e Socialização e (Re) socialização. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir os OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5. Ao incentivar os estudantes na pesquisa de artigos científicos, ME2 visa contribuir para enriquecer e diversificar os seus conhecimentos teóricos, ter acesso a "boas práticas" no campo da pesquisa e da atividade profissional, promovendo ainda o desenvolvimento de competências de comunicação, de argumentação, de autoeficácia e de reflexividade.