• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > 23MIS2311
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Comunicação Técnica e Científica


Código: 23MIS2311    Sigla: CTC
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 4 ECTS 30

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


¿ Competência em organização e planificação;
¿ Competência em comunicação oral e escrita;
¿ Competência em gestão da informação;
¿ Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
¿ Competência em análise e síntese;
¿ Competência em relações interpessoais;
¿ Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
¿ Compromisso ético;

Programa

Papel da comunicação científica e técnica.
Processo de publicação, estrutura e revisão de um artigo científico.
Processo de execução de uma apresentação Oral por slides.
Comunicar ciência com os meios de comunicação.
Apresentação oral e na forma de poster e respectiva defesa.
Apresentação de um trabalho científico escrito e sua defesa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

De uma forma genérica,  o/a aluno/a tem de simultaneamente conhecer as principais técnicas e métodos de comunicação escrita e oral e, ainda, utilizar conhecimentos da área escrita e revisão de artigos científicos; bem como apresentação de oral de comunicações através de posters e ou comunicações em congressos científicos.

Bibliografia Principal

Ceia, C. ;Normas para apresentação de trabalhos científicos. 4ª edição, , Editorial Presença., 2003
Ferreira, A.;Wannmacher, C.;Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins, Prisma, 2018. ISBN: ISSN: 1646 - 3153
Gutiérrez-Sánchez, J.D.; Said-Hung, E.; García-Sanjuán, N.;Utilidad de las redes sociales en la divulgación científica de las ciencias sociales en España, Educar 2023, vol. 59/2 387-402, 2023. ISBN: ISSN 2014-8801 (digital)

Métodos de Ensino

Se numa fase inicial uma metodologia expositiva será útil para enquadrar os principais aspetos teóricos, gradualmente metodologias de natureza ativa e experiencial serão privilegiadas, sob diferentes modalidades (individual, pequeno grupo e grande grupo), com resolução de problemas e abordagem de estudo de caso, discussão de notícias dos média, entre outras, no sentido de possibilitar um enquadramento prático integrado e aplicado dos conteúdos abordados. A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual ( 50%). provação para classificações superiores a 9,5 valores no exame.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  36
  Total: 36

Avaliação Final

A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual (50%).


Poderá ainda o/a aluno/a optar por avaliação final, o exame terá uma ponderação de 100%. 

 A aprovação para classificações superiores a 9,5 valores no exame.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Como referido esta UC visa, a aquisição e/ou desenvolvimento de competências de aplicação prática de conceitos e de metodologias essenciais no domínio da comunicação, através do recurso a metodologias de ensino ativas e aplicadas. As metodologias do processo ensino-aprendizagem devem integrar e fomentar esta valência experimental e crítica e, ao mesmo tempo, dar já as bases científicas necessárias para a construção de um profissional autónomo, crítico e capaz.