Código: | 23MIS2311 | Sigla: | CTC | |
Áreas Científicas: | Competências transversais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MISIJR | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 4 ECTS | 30 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
¿ Competência em organização e planificação;
¿ Competência em comunicação oral e escrita;
¿ Competência em gestão da informação;
¿ Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
¿ Competência em análise e síntese;
¿ Competência em relações interpessoais;
¿ Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
¿ Compromisso ético;
Papel da comunicação científica e técnica.
Processo de publicação, estrutura e revisão de um artigo científico.
Processo de execução de uma apresentação Oral por slides.
Comunicar ciência com os meios de comunicação.
Apresentação oral e na forma de poster e respectiva defesa.
Apresentação de um trabalho científico escrito e sua defesa.
De uma forma genérica, o/a aluno/a tem de simultaneamente conhecer as principais técnicas e métodos de comunicação escrita e oral e, ainda, utilizar conhecimentos da área escrita e revisão de artigos científicos; bem como apresentação de oral de comunicações através de posters e ou comunicações em congressos científicos.
Ceia, C. ;Normas para apresentação de trabalhos científicos. 4ª edição, , Editorial Presença., 2003 |
Ferreira, A.;Wannmacher, C.;Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins, Prisma, 2018. ISBN: ISSN: 1646 - 3153 |
Gutiérrez-Sánchez, J.D.; Said-Hung, E.; García-Sanjuán, N.;Utilidad de las redes sociales en la divulgación científica de las ciencias sociales en España, Educar 2023, vol. 59/2 387-402, 2023. ISBN: ISSN 2014-8801 (digital) |
Se numa fase inicial uma metodologia expositiva será útil para enquadrar os principais aspetos teóricos, gradualmente metodologias de natureza ativa e experiencial serão privilegiadas, sob diferentes modalidades (individual, pequeno grupo e grande grupo), com resolução de problemas e abordagem de estudo de caso, discussão de notícias dos média, entre outras, no sentido de possibilitar um enquadramento prático integrado e aplicado dos conteúdos abordados. A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual ( 50%). provação para classificações superiores a 9,5 valores no exame.
1
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 36 | |
Total: | 36 |
A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual (50%).
Como referido esta UC visa, a aquisição e/ou desenvolvimento de competências de aplicação prática de conceitos e de metodologias essenciais no domínio da comunicação, através do recurso a metodologias de ensino ativas e aplicadas. As metodologias do processo ensino-aprendizagem devem integrar e fomentar esta valência experimental e crítica e, ao mesmo tempo, dar já as bases científicas necessárias para a construção de um profissional autónomo, crítico e capaz.