Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Fornecer aos alunos conhecimentos substantivos sobre as grandes evoluções das sociedades contemporâneas de modo a romper com as visões estereotipadas relativamente aos fenómenos sociais e, muito particularmente, ao fenómeno do envelhecimento: a) Compreender que o envelhecimento é mais do que um processo biológico e que o conceito de pessoa idosa evoluiu ao longo do processo civilizacional; b) Compreender o que são regularidades sociais a partir do estudo da transição demográfica; c) Compreender e explicar os principais factores económicos, políticos e culturais que estão na génese do fenómeno do envelhecimento; d) Ser capaz de utilizar de forma sistemática os principais instrumentos de recolha e tratamento de dados estatísticos, bem como proceder à interpretação dos mesmos conciliando abordagens qualitativas e quantitativas.
Programa
1. Introdução: conceitos básicos 2. A transição demográfica 2.1. Medir o envelhecimento demográfico: principais indicadores 2.2. Principais dinâmicas demográficas no mundo, na Europa e em Portugal 3. Duplo envelhecimento demográfico: fatores explicativos 3.1. Factores económicos, políticos e culturais da diminuição da natalidade 3.2. Factores económicos, políticos e culturais do aumento da esperança de vida e da longevidade 4. Envelhecimento e saúde: perspetivas de vida saudável após os 65 anos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Bibliografia Principal
Bandeira, L. (dir);Dinâmicas demográficas e envelhecimento da população portuguesa (1950-2011). Evolução e perspectivas, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. (Disponível em: https://www.ffms.pt/upload/docs/dinamicas-demograficas-e-envelhecimento-da-populac_efe8FbqdjUGZx3LduUIzgg.pdf) , 2014
Carneiro, R. (coord.);O Envelhecimento da População: Dependência, Ativação e Qualidade, Lisboa: CEPCEP - Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica Portuguesa. (Disponível em: http://www.qren.pt/np4/np4/?newsId=1334&fileName=envelhecimento_populacao.pdf) , 2012
Fernandes, A. A.;Velhice e Sociedade, Oeiras: Celta Editora, 1997
Fernandes, A. A.;Velhice, solidariedades familiares e política social. Itinerário de pesquisa em torno do aumento da esperança de vida. , Sociologia, Problemas e Práticas, 36, 39-52., 2001
Fernandes, A. A. ;Determinantes da mortalidade e da longevidade: Portugal numa perspectiva Europeia (EU-15, 1991-2001). , Análise Social, XLII(183), 419-443. (Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aso/n183/n183a03.pdf), 2007
Henriques, F. C. ;Cenários de envelhecimento e saúde em Portugal no século XXI ¿ causas e consequências de uma transição demográfica tardia. , População e Sociedade, 18, 121-143., 2010
INE;O envelhecimento em Portugal, Situação demográfica e sócio-económica recente das pessoas idosas, Lisboa: INE. , 2002
Kohler, H.; BillariI F. & Ortega J. ;The emergence of lowest-low fertility in Europe during the 1990s. , Population and Development Review, 28(4), 641-680. (Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.589.4582&rep=rep1&type=pdf), 2002
Mendes, M. F. ;Introdução ao estudo ¿ Determinantes da fecundidade em Portugal. , Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. (Disponível em: https://ffms.pt/publicacoes/grupo-estudos/1517/determinantes-da-fecundidade-em-portugal) , 2016
Nações Unidas ;World Population Ageing - 2015., Nova Iorque: Nações Unidas. (Disponível em: http://www.un.org/en/development/desa/population/publications/pdf/ageing/WPA2015_Report.pdf) , 2015
OMS;Relatório mundial de envelhecimento e saúde. , USA: OMS. (Disponível em http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf) , 2015
Rosa, M. J. V. ;O envelhecimento da Sociedade Portuguesa. , Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. , 2012
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: pedagogia centrada nos receptores das mensagens e baseada na articulação entre exposições a cargo da docente e momentos de reflexão e debate, mobilizando os contributos dos estudantes;
Aulas de orientação tutorial: apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Estudo autónomo
Estudo
68
Prova individual
Teste/Exame
2
Total:
100
Avaliação Contínua
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que é composta pelos seguintes elementos:
a) Realização de um teste escrito individual que decorrerá na época de exames. Ponderação: 50%.
b) Realização de um POSTER (trabalho individual ou em grupos de no máximo dois estudantes), com apresentação oral. Ponderação de 40%.
Os estudantes devem consultar o documento orientador disponível na pasta de documentos da UC no Sigarra.
c) Participação nas aulas - 10% (5% para a assiduidade - 1 valor para os estudantes que assistirem a 75% ou mais das aulas; 5% para a participação ativa nas aulas, realização das atividades solicitadas pela docente, etc.)
Nota: Caso o estudante seja trabalhador estudante o critério da participação não será considerado (exceto se o estudante assim o quiser) e a ponderação de cada prova individual é de 50%.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos): Realização de um exame escrito final.