Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
São objetivos desta UC:
adquirir e integrar os
conceitos, os modelos teórico e as abordagens sustentadas cientificamente necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento
humano numa perspectiva psicológica.
Para tal, espera-se que os/as discentes/as adquiram várias competências e resultados de aprendizagem, designadamente:
(i) a capacidade de situar a psicologia do envelhecimento enquanto área científica e
identificar os seus contributos para a compreensão do desenvolvimento humano
nas etapas mais avançadas da vida;
(ii) identificar, descrever e distinguir as
principais abordagens e modelos teóricos da gerontopsicologia;
(iii) descrever as principais mudanças ocorridas no envelhecimento ao
nível cognitivo e psicossocial;
(iv) enumerar e diferenciar os métodos de
investigação mais utilizados no âmbito inter e transdisciplinar deste domínio do conhecimento.
Programa
1. Introdução à Psicologia do Envelhecimento.
1.1. Âmbito e áreas de estudo.
1.2. Conceitos centrais do desenvolvimento humano.
1.3. Estudos longitudinais, transversais e sequenciais.
2. Envelhecimento, desenvolvimento psicossocial e cognição.
2.1. A identidade e o eu na vida adulta e na velhice (teorias da mudança e teorias de estádios; personalidade).
2.2. Os efeitos da idade na cognição.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O ponto 1 do programa permite o aprofundamento dos conteúdos e das implicações teorico-práticas da Psicologia do Envelhecimento, em especial os conceitos centrais para o entendimento dos processos psicossociais e contextualizados do envelhecimento numa lógica inter e transdisciplinar.
O ponto 2 conduz a possibilidades de conhecimento cientificamente sustentado do desenvolvimento identitário e dos processos cognitivos relacionados com a passagem da idade, com o envelhecimento e com práticas de intervenção psicossocial que promovam a qualidade do envelhecimento.
É transversal aos conteúdos e aos objetivos de aprendizagem o conhecimento da perspetiva interseccional e, em particular, desta perspetiva na sua relação com o envelhecimento.
Bibliografia Principal
Marchand, H;Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Coimbra: Quarteto, 2001. ISBN: 972-8535-69-4
Stuart-Hamilton, I.;A Psicologia do Envelhecimento: uma introdução, Porto Alegre: Artmed, 2002
Barros de Oliveira, J.H.;Psicologia do Envelhecimento e do Idoso, Porto: LivPsic, 2005
Tortosa, J.M.;Psicología del Elvejecimiento, Madrid: Pirámide, 2002
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel
Rossell, NY., Herrera, RR. & Rico, MA.; "Introducción a la Psicogerontologia", Madrid: Pirámide, 2004
Fernández-Ballesteros, R. ; "Gerontologia Social", , Madrid: Pirámide, 2000
Fernández-Ballesteros, R. ; "GeroPsychology: european perspectives for an aging world", Germany: Hogrefe & Huber Publishers, 2007
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
Bengston, V. & Schaie, K.; "Handbook of Theories of Aging", USA: Springer Publishing Company, 1999
Vandenplas-Holper; "Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice", Porto: Edições ASA, 2000
Observações Bibliográficas
Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas com análise guiada e comentada de textos/artigos cientificos; exploração pedagógica de material audiovisual.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
32
Total:
32
Avaliação Contínua
A disciplina de Psicologia do Envelhecimento I é uma disciplina de avaliação distribuída (de acordo com o artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - RAC do ISSSP). Deste modo:
1) Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, excepto os alunos abrangidos pelos regulamentos especiais, nomeadamente a lei 116/1997 e lei 90/2001.
2) Os estudantes serão avaliados através de 2 provas escritas individuais (2x45%) e da participação activa nas aulas (10%).
3) Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores (10), e desde que nas classificações parcelares tenham a nota mínima de seis valores e meio (6,5).
4) Os estudantes que obtiverem nota inferior a seis valores e meio (6,5) numa das classificações parcelares (a excepção da última prova realizada) passam automaticamente para exame final.
5) Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso e extraordinária.
6) Os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001) poderão combinar um plano de acompanhamento com os docentes, de forma a poderem cumprir os requisitos de aprendizagem e aplicação prática, sem os quais não poderão ser avaliados. [OBS: O Plano de acompanhamento deve ser formalmente requerido].
Avaliação Final
A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é calculada tendo em conta a seguinte ponderação: prova escrita 1 a realizar a meio do semestre (45%) + prova escrita 2 a realizar em época de exames (45%) + participação nas aulas (10%).
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Os alunos Erasmus poderão ter um plano de avaliação adequado às circunstâncias da sua estadia e às aulas de tutoria em língua inglesa, o qual será definido no início do ano semestre.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Através de exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O recurso ao metodologias expositivas permite a exploração atenta e aprofundada dos conteúdos temáticos e objetivos da UC, naturalmente reforçados com a leitura de textos e a exploração de outros recursos pedagógicos indicados e fornecidos pelo docente.
As discussões guiadas e a reflexão conjunta (em pequenos grupos e em grande grupo) favorecem o entendimento das implicações das aprendizagens para a elaboração reflexiva pessoal e grupal dos conteúdos programáticos centrais da UC.