Código: | GS1103 | Sigla: | PO1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 9 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Objectivos da disciplina: Compreender as organizações: - no quadro da sociedade global e enquanto produto e função da estruturação dessa sociedade; - como estruturas sociais complexas e dinâmicas, criadas pelos indivíduos em ordem à produção de bens e de serviços; - como meios de enquadrar e estabilizar a actividade humana colectiva segundo metas, regras, princípios e procedimentos de trabalho; diferenciação de funções e papéis; padrões de socialização e comunicação entre indivíduos e grupos, definição da tomada de decisão e modos de coordenação da acção individual e colectiva; gestão dos conflitos. Analisar a interacção entre factores de estrutura/cultura e os seus condicionamentos mútuos. Compreender o que é uma estrutura organizacional e para que serve, que se podem adoptar soluções estruturais diferentes em função do modo como se divide e coordena o trabalho e de factores de contingência; que há estruturas organizacionais mais adequadas aos problemas e necessidades dos idosos; compreender que é possível inovar nesta matéria.
Conteúdos programáticos: 1.Estrutura organizacional 1.1 As seis componentes básicas da organização (o centro operacional, o topo estratégico, a linha hierárquica de autoridade, a tecnoestrutura, os serviços de apoio, a ideologia) 1.2 Divisão do trabalho e a sua coordenação: duas necessidades indissociáveis e inerentes a toda a actividade humana organizada 1.2.1 Os modos de organização do trabalho como produto da combinação entre divisão do trabalho e mecanismos de coordenação do trabalho 1.2.1.1 Divisão do trabalho entre operadores (divisão vertical e divisão horizontal) 1.2.1.2 Mecanismos de coordenação do trabalho (ajustamento mútuo, supervisão directa,estandardização dos procedimentos, estandardização dos resultados, estandardização das qualificações e estandardização das normas) 1.3 Actores organizacionais e o seu poder 1.3.1 Categorias de actores organizacionais e suas relações 1.3.2 Processos de decisão e comportamentos dos actores: atitudes tipo e recursos mobilizados no exercício do poder 1.3.3 Identificação e classificação dos sistemas de influência na organização - sistema de controlo pessoal, sistema de controlo burocrático, sistema de controlo ideológico, sistema de competências especializadas - a partir da localização do poder nesta(s) ou naquela(s) ctegoria(s) de actores (predominância de um ou de mais do que um mecanismo de coordenação).
Mintzberg, Henry;Estrutura e dinâmica das organizações,, Publicações Don Quixote, 2004 |
Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A;Manual de Psicossociologia das Organizações, MacGraw-Hill, 2001 |
Bilhim, João Abreu de Faria,;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2001 |
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
Avaliação distribuída que se compõe por duas provas escritas e individuais, a última das quais a realizar-se na mesma data que o exame final. Cada uma das provas de avaliação terá um peso na nota final de 50%.
O cálculo da classificação final corresponderá à média ponderada dos dois momentos de avaliação. É aprovado o aluno que tiver classificação igual ou superior a 10 valores, desde que em nenhuma das classificações parcelares tenha obtido nota inferior a seis valores e meio (6,5 val.). Os alunos que tiverem 8, ou 9 valores serão sujeitos a prova oral. Todos os outros estarão automaticamente reprovados.
Não aplicável.
De acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP.
A melhoria de nota é feita de acordo com o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.