Código: | GS1104 | Sigla: | ASC1 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Objectivos:1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sócio-cultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sócio-cultural para idosos. 2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem projectos de animação Sócio-Cultural nas instituições de estágio, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.
A compreensão do processo de emergência e desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural, muito em particular em Portugal, pressupõe a prévia leitura do processo de envelhecimento que o país tem vindo a conhecer pelo menos nas últimas duas décadas e, simultâneamente, as principais manifestações desse processo em termos de saúde, relações familiares e intergeracionais e respostas no âmbito das medidas de política social direccionadas para a população idosa. A par desta contextualização social é essencial abordar conceitos teóricos, como por exemplo : cultura, animação sócio-cultural, cidadania, participação activa, desigualdades,... fortemente associados às práticas da animação sócio-cultural. A abordagem aos principais paradigmas da Animação Sócio-Cultural é, em si mesmo, um contributo indispensável à compreensão crítica dos pressupostos operativos que informam distintos modos de "conceber e fazer" animação sócio-cultural e de definir o papel do animador.
Lopes, M. S. (2006);A ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL EM PORTUGAL, Revista IberoAmericana vol.1, nº 1 |
Maria Conceição Antunes, Joana Pereira;Animação sociocultural e terceira idade (2014), Cultura e Participação - Animação Sociocultural em Contextos IberoAmericanos, Rede Iberoamericana de Animación Sociocultural, pp 135-146, 2014. ISBN: 978-989-20-5122-2l |
Lopes, M.S.;A animação sociocultural em Portugal, Site web: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac105.pdf |
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson. |
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget. |
Capdevila, M.L. (coord);Programas de Animación Sociocultural, Site web: http://eduso.files.wordpress.com/2008/06/animacion-sociocultural.pdf |
Simão, J.F.L. (2007);Educación na Terceira Idade: estúdio do colectivo de persoas maiores no contexto comunitário de Vila Nova de Gaia. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências de la Educación, Universidade de Santiago de Compostela. Cap. IV, Gerontologia Educat (http://books.google.pt/books?id=TOmwDwqfuUgC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false) |
WLRA;Carta internacional de educação para o lazer, http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=195 |
Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea. |
Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes;
Apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a promover "novos olhares" sobre a realidade social em observação;
Simulação de situações exemplificativas que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de potencial "animador" com destaque para a promoção da atitudes que garantam o superior interesse, respeito e dignidade do idoso.
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Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Pretende- se contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância, gestão de conflito no trabalho em grupo.