Código: | GS1202 | Sigla: | PE2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Atitudes, representações e expectativas em relação à velhice. Abordagem psicossociológica ao fenómeno do idadismo.
2. A pessoa idosa na família e os cuidados informais: 2.1. A Pessoa Idosa na Família; 2.2. Os Cuidados Informais.
3. Relações intergeracionais.
4. Relações sociais, afetivas e solidão.
5. Abuso, negligência e violência ao idoso.
Trata-se de desenvolver, a partir dos cinco pontos principais que estruturam o Programa da UC (bem como através dos subtemas que cada um dos mesmos pontos integram), de potenciar o aprofundamento dos conhecimentos que conduzem à concretização dos objectivos programáticos.
Particularmente, os Conteúdos Programáticos em causa promovem e sustentam conceptual e teoricamente:
- o entendimento e a consciência crítica dxs discentes sobre as implicações nefastas do idadismo e das representações sociais sobre o processo de envelhecimento, atendendo a diferentes esferas de influência (subjectiva, relacional, comunitária, institucional, sócio política...) destes preconceitos e destas representações;
- o conhecimento da importância das perspectivas do ciclo vital e sistémica/ integrativa para a análise sustentada e científica das dinâmicas relacionais e dos processos de estagnação versus mudança da pessoa idosa no contexto familiar, em relação com o conhecimento actualizado sobre a prestação de cuidados informais;
- o questionamento das relações inter e intrageracionais e a valorização destas relações no âmbito das relações e das dinâmicas subjacentes ao envelhecimento;
- a análise de diferentes tipos de modos relacionais entre a pessoa idosa e as esferas de vida para o enquadramento compreensivo e crítico sobre as re/significações afectivas e sobre os modos de redução/ combate à solidão;
- aactualização de dados inter/nacionais e a análise das formas de violência, e em particular do abuso e da negligência, que simbólica e concretamente ameaçam o bem estar social, o respeito a integridade e a inclusão digna da pessoa idosa nos espaços de relação familiar, social, comunitário...
Soeiro, J; Araújo, M & Figueiredo, S.;Cuidar de quem cuida: Histórias e testemunhos de um trabalho invisível - Um manifesto para o Futuro , Objectiva, 2020. ISBN: 9789897841231 |
Gil, A.P (ed.).;Envelhecimento e Violência., Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, 2014 |
Lima et al.;Idadismo na Europa. Uma abordagem psicossociológica com o foco no caso Português., Lisboa: EURAGE., 2010 |
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos. Identidade em Risco ou Identidade Riscada?,, Lisboa: Coisas de Ler, 2012 |
Paúl, C.;Lá para o fim da vida: idosos, familia e meio ambiente., Coimbra: Almedina, 1997 |
Paúl, C. & Ribeiro, O (Orgs);Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais., Lisboa: Lidel., 2012 |
Marques, S.;Discriminação da Terceira Idade., Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2011 |
Cabral, M.V.;Processos de Envelhecimento em Portugal., Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2013 |
Sousa, L., Figueiredo, D. & Cerqueira, M.;Envelhecer em Familia: os cuidados familiares na velhice., Porto: Âmbar, 2004 |
Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
Avaliação distribuída com dois componentes de avaliação: (i) dois trabalhos de avaliação distribuída em dois períodos (meio e final do semestre) com o valor total (média ponderada das notas dos dois testes) de 90%, (ii) participação ativa com o valor total de 10%.
Os trabalhos elaborados para Avaliação Distribuída têm o peso de 90% na classificação final da disciplina; a participação ativa tem o peso de 10%.
Não aplicável.
Melhoria realizada através de exame final (100%).
A metodologia expositiva é transversal à decorrência da UC, tentando adaptar os conteúdos a formas atractivas e diversificadas que enriqueçam e clarifiquem maximamente o entendimento do desenvolvimento humano e, em especial, as questões do desenvolvimento psicológico ao longo do envelhecimento.
Os métodos de exploração e discussão guiada e o recurso aos materiais/ conteúdos multimédia de acesso livre complementam a metodologia expositiva e articulam-se sistematicamente com a mesma, de forma a que os diferentes objetivos sejam alcançados pelas/os discentes.