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Psicologia de Envelhecimento II


Código: GS1202    Sigla: PE2

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1

Teóricas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Filipe Moreira dos Santos Carneiro   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

  1. Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano desde uma perspectiva psicológica e interseccional.
  2. Conhecer as representações sociais em torno do processo de envelhecimento, evidenciando as implicações psicossociais do idadismo.
  3. Identificar e descrever os estádios de desenvolvimento da família e respectivas dinâmicas relacionais, com enfoque no papel e lugar da pessoa idosa e nos cuidados informais.
  4. Compreender as relações sociais, afetivas e de intimidade das pessoas mais velhas desde um enfoque desenvolvimental.
  5. Identificar e descrever conceitos elementares relativos ao abuso, negligência e maus tratos ao idoso.

Programa

1. Atitudes, representações e expectativas em relação à velhice. Abordagem psicossociológica ao fenómeno do idadismo.
2. A pessoa idosa na família e os cuidados informais: 2.1. A Pessoa Idosa na Família; 2.2. Os Cuidados Informais.
3. Relações intergeracionais.
4. Relações sociais, afetivas e solidão.
5. Abuso, negligência e violência ao idoso.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Trata-se de desenvolver, a partir dos cinco pontos principais que estruturam o Programa da UC (bem como através dos subtemas que cada um dos mesmos pontos integram), de potenciar o aprofundamento dos conhecimentos que conduzem à concretização dos objectivos programáticos.

Particularmente, os Conteúdos Programáticos em causa promovem e sustentam conceptual e teoricamente:
- o entendimento e a consciência crítica dxs discentes sobre as implicações nefastas do idadismo e das representações sociais sobre o processo de envelhecimento, atendendo a diferentes esferas de influência (subjectiva, relacional, comunitária, institucional, sócio política...) destes preconceitos e destas representações;
- o conhecimento da importância das perspectivas do ciclo vital e sistémica/ integrativa para a análise sustentada e científica das dinâmicas relacionais e dos processos de estagnação versus mudança da pessoa idosa no contexto familiar, em relação com o conhecimento actualizado sobre a prestação de cuidados informais;
- o questionamento das relações inter e intrageracionais e a valorização destas relações no âmbito das relações e das dinâmicas subjacentes ao envelhecimento;
- a análise de diferentes tipos de modos relacionais entre a pessoa idosa e as esferas de vida para o enquadramento compreensivo e crítico sobre as re/significações afectivas e sobre os modos de redução/ combate à solidão;
- aactualização de dados inter/nacionais e a análise das formas de violência, e em particular do abuso e da negligência, que simbólica e concretamente ameaçam o bem estar social, o respeito a integridade e a inclusão digna da pessoa idosa nos espaços de relação familiar, social, comunitário...  

Bibliografia Principal

Soeiro, J; Araújo, M & Figueiredo, S.;Cuidar de quem cuida: Histórias e testemunhos de um trabalho invisível - Um manifesto para o Futuro , Objectiva, 2020. ISBN: 9789897841231
Gil, A.P (ed.).;Envelhecimento e Violência., Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, 2014
Lima et al.;Idadismo na Europa. Uma abordagem psicossociológica com o foco no caso Português., Lisboa: EURAGE., 2010
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos. Identidade em Risco ou Identidade Riscada?,, Lisboa: Coisas de Ler, 2012
Paúl, C.;Lá para o fim da vida: idosos, familia e meio ambiente., Coimbra: Almedina, 1997
Paúl, C. & Ribeiro, O (Orgs);Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais., Lisboa: Lidel., 2012
Marques, S.;Discriminação da Terceira Idade., Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2011
Cabral, M.V.;Processos de Envelhecimento em Portugal., Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2013
Sousa, L., Figueiredo, D. & Cerqueira, M.;Envelhecer em Familia: os cuidados familiares na velhice., Porto: Âmbar, 2004

Observações Bibliográficas

Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.

Métodos de Ensino

Exposição participada de conteúdos pelo docente com discussão grupal; exploração pedagógica de material audiovisual. Disponibilização de textos no Sigarra relacionados com os diferentes pontos do Programa da UC para discussão guiada pelo docente.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
  Total: 32

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com dois componentes de avaliação: (i) dois trabalhos de avaliação distribuída em dois períodos (meio e final do semestre) com o valor total (média ponderada das notas dos dois testes) de 90%, (ii) participação ativa com o valor total de 10%.



Avaliação Final

Os trabalhos elaborados para Avaliação Distribuída têm o peso de 90% na classificação final da disciplina; a participação ativa tem o peso de 10%. 

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Melhoria realizada através de exame final (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva é transversal à decorrência da UC, tentando adaptar os conteúdos a formas atractivas e diversificadas que enriqueçam e clarifiquem maximamente o entendimento do desenvolvimento humano e, em especial, as questões do desenvolvimento psicológico ao longo do envelhecimento.
Os métodos de exploração e discussão guiada e o recurso aos materiais/ conteúdos multimédia de acesso livre complementam a metodologia expositiva e articulam-se sistematicamente com a mesma, de forma a que os diferentes objetivos sejam alcançados pelas/os discentes.