Código: | GS1203 | Sigla: | PO2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 10 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Compreender a organização como sistema social e como sistema inserido na cultura de uma sociedade, de uma região, de uma profissão ou profissões e, simultaneamente, como uma realidade cultural em si mesma - em virtude de trabalharem juntas, as pessoas elaboram regras, valores e práticas coerentemente admitidos para gerir as suas relações de solidariedade, de entre-ajuda e também de conflito, as suas relações de complementaridade técnica e de autoridade, de formação e informação, de controlo e avaliação
2. Compreender e identificar os elementos constitutivos de uma cultura organizacional, seus efeitos sobre a organização e como se formam e evoluem as culturas organizacionais;
3. Compreender que há culturas organizacionais ¿ centradas no cliente e na qualidade dos serviços que lhe são prestados e no investimento, confiança e respeito pelas pessoas que trabalham - que potenciam uma melhor performance organizacional, com reflexos na satisfação dos utilizadores e dos profissionais.
1. Interacções e interdependências entre variáveis estruturais, contingentes e políticas
A produção de serviços e/ou de cuidados institucionais aos idosos requer o domínio de um vasto leque de saberes e competências centrados no envelhecimento, na pessoa do idoso, nos seus problemas,..., mas também nos modos de funcionamento das organizações que chamam a si essa tarefa. Esta última área de conhecimento é relevante porque será sob o enquadramento de uma organização que o gerontólogo virá a exercer a sua profissão, mas sobretudo porque do modo de funcionamento dessa organização dependerá a qualidade dos serviços que são prestados. Um modo de funcionamento que deve ser compreendido como o resultado de opções sobre a organização do trabalho, nem sempre as mais consentâneas com a produção de serviços capazes de atingir os problemas que comprometem o bem-estar e a cidadania dos idosos. Mais do que uma realidade que se deve conhecer, a organização deve pois oferecer-se ao gerontólogo social como uma realidade que se pode aperfeiçoar. O que deve incitá-lo a compreendê-la enquanto estrutura social complexa e estável mas nem por isso imutável e isenta de aperfeiçoamentos.
Bilhim, João Abreu de F.;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa,, 2001 |
Caetano, A., das Neves, J., Ferreira, J.;Psicossociologia das organizações, fundamentos e aplicações, Edições Sílabo, 2020 |
Mintzberg, Henry;Estrutura e dinâmica das organizações, Publicações Don Quixote, Lisboa, 2004 |
Se Sessões
teóricas: contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos
programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição
teórica com a ilustração empírica e a participação dos alunos
na sua discussão.
Se Sessões de orientação tutorial: contemplam um conjunto de actividades com carácter mais prático que visam consolidar as competências dos alunos. Neste âmbito está prevista a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos a partir da análise de descrições de organizações concretas;
A a A avaliação é distribuída, composta por duas provas escritas individuais, a última das quais a realizar na mesma data que o exame final. Cada uma das provas de avaliação terá um peso na nota final de 50%.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
Um Uma vez que com a disciplina se pretende que os alunos se apropriem de um conjunto de novos conhecimentos, considera-se indispensável investir na sua exposição de uma forma que se pretende estruturada e coerente, tornando-os inteligíveis e apreensíveis. Isto não invalida, contudo, que se combinem estes momentos com outros, complementares e seguramente de maior implicação e exigência para os alunos, em que são desafiados a organizar e mobilizar os referidos conhecimentos perante problemas/exercícios concretos.