Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Conhecer, saber utilizar, aplicar e interpretar os conhecimentos adquiridos relacionados com a temática da alimentação/nutrição no envelhecimento. Proporcionar conhecimentos abrangentes sobre a prestação de cuidados alimentares a idosos.
Programa
1. Nutrição, estado nutricional e saúde: relevância no envelhecimento. 2. Alimentos e nutrientes: conceitos gerais. 3. Particularidades biológicas, sociais, culturais e a sua interação com a alimentação/nutrição do idoso. 4. Necessidades nutricionais e recomendações alimentares e nutricionais no envelhecimento. 5. Avaliação do estado nutricional na população sénior. 6. Prestação de cuidados alimentares em instituições geriátricas e prestadores de cuidados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A UC estrutura-se em torno de uma abordagem multidisciplinar que permita ao estudante compreender a relevância dos determinantes de várias índoles nos hábitos alimentares dos idosos, sua composição corporal e consequente qualidade de vida.
Bibliografia Principal
Volkert D et al.;ESPEN guideline on clinical nutrition and hydration in geriatrics. , Clin Nutr. , 2019. ISBN: 10.1016/j.clnu.2018.05.024
Afonso C, et al.;Manual de Gerontologia: capitulo Alimentação e Nutrição em Gerontologia, Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-799-6
Associação Portuguesa de Nutrição;Alimentação no Ciclo de Vida: Alimentação na pessoa idosa. , Associação Portuguesa de Nutrição, 2013. ISBN: 978-92-5-130635-2
Projeto de investigação Nutrition UP 65 , https://nutritionup65.up.pt/
Gregório M.J., et al. ;Alimentação Inteligente - coma melhor, poupe mais, Direção Geral de Saúde, 2012. ISBN: 978-989-20-3395-2
Rodrigues A, et al.;Viver com saúde depois dos 60., Saúde.Come: Promoting food security, 2017
Métodos de Ensino
De acordo com o plano de estudos em vigor, a unidade curricular representa um tempo total de contacto de 30 horas. A UC de Nutrição e Envelhecimento é uma disciplina teórica. No entanto, as sessões contemplam não só exposição de conteúdos, mas também atividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem: leitura e discussão de artigos fornecidos e outros exercícios práticos de forma a estimular o raciocínio e a análise crítica. A avaliação da UC será distribuída, nos seguintes módulos: - 10% Assiduidade - 45% Frequência
- 45% Frequência
Modo de Avaliação
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Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O recurso a metodologias expositivas permite a exploração aprofundada dos conteúdos temáticos e objetivos da UC, acrescidos da leitura e análise de outros recursos pedagógicos indicados. As discussões e as reflexões conjuntas favorecem a compreensão das implicações das aprendizagens dos conteúdos programáticos centrais da UC.