Código: | GS1207 | Sigla: | E2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Pretende-se que o aluno reconheça o envelhecimento como um processo bio-psico-social que resulta do modo como se viveu ao longo da trajetória e das oportunidades presentes e consiga, num contexto institucional, despoletar intervenções que elevem a qualidade de vida das pessoas mais velhas.
1. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social
Os conteúdos programáticos indicados são selecionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas, estando coerentes com os principais objetivos da UC.
Bermejo, J. C;A relação de ajuda no encontro com os idosos, Prior Velho: Paulinas, 2010 |
Pereira, F.;Teoria e Prática da Gerontologia. Um guia para cuidadores de idosos, Viseu: PsicoSoma, 2012 |
Fernandez-Ballesteros, R;Gerontologia Social, Madrid: Ediciones Pirâmide, 2004 |
Lima, M. P. ;Posso participar? Actividades de desenvolvimento pessoal para idosos, Porto: Ambar, 2004 |
Link, A. L.;Group work with elderly : 50 therapeutic exercises for reminiscences, validation and remotivation , Sarasota: Professional Resource Press, 1997 |
Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M. ;Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M. (2013). Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013 |
Paúl, C. & Ribeiro, O. ;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais, Lisboa: Lidel, 2011 |
Pereira, F.;Teoria e Prática da Gerontologia. Um guia para cuidadores de idosos, Viseu: PsicoSoma, 2012 |
Bermejo, J. C;A relação de ajuda no encontro com os idosos, Prior Velho: Paulinas, 2010 |
Fernandes, A.A.;Questões Demográficas – demografia e sociologia da população, Edições Colibri, 2008 |
Fernandez-Ballesteros, R;Gerontologia Social, Madrid: Ediciones Pirâmide, 2004 |
Lima, M. P. ;Posso participar? Actividades de desenvolvimento pessoal para idosos, Porto: Ambar, 2004 |
Link, A. L.;Group work with elderly : 50 therapeutic exercises for reminiscences, validation and remotivation , Sarasota: Professional Resource Press, 1997 |
Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M. ;Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M. (2013). Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013 |
Paúl, C. & Ribeiro, O. ;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais, Lisboa: Lidel, 2011 |
Fernandes, A.A.;Questões Demográficas – demografia e sociologia da população, Edições Colibri, 2008 |
The teacher meets with students in Office 3 on Wednesdays (14:00-16:30) and Thursdays (14:00-16:00). The lecturer can adjust her timetable to meet the needs of student workers, and appointments must be made in advance by email.
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Deste modo, esta unidade curricular é composta por seminários de natureza teórico-prática, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios. Para além da exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia, serão utilizadas técnicas de brainstorming, promoção de debates, trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver durante o estágio, assim como simulação/role-playing para treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais. A pesquisa e análise crítica de material escrito e/ou audiovisual (ex. artigos científicos, manuais de orientação, documentários) serão igualmente utilizadas nesta unidade curricular.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 128 | |
Trabalho de campo/estágio | Estágio | 90 | 2024-06-28 |
Relatório de estágio, com apresentação oral individual | Relatório/Dissertação | 30 | 2024-05-31 |
Total: | 248 |
De acordo com a alínea n.º2 do artigo 9º, Capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC), a unidade curricular de Estágio IV é obrigatoriamente de avaliação contínua.
Nas Unidades Curriculares de avaliação contínua, os estudantes só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas em cada disciplina (nº 9 do artigo 10º do RAC). De acordo com o artigo nº 10 (alínea 11), o limite de faltas para o trabalho de terreno é de 5% do total de horas previstas e de 10% do total de horas previstas para os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001).
A avaliação da unidade curricular de Estágio II será o resultado das seguintes ponderações:
50% - Qualidade do trabalho de campo/estágio (integrará também o parecer do orientador de estágio, relativamente ao desempenho do estudante no estágio)
45% - Trabalho escrito individual (relatório de estágio)
5% - Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.