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Psicologia do Envelhecimento III


Código: GS2102    Sigla: PE3

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 4 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Filipe Moreira dos Santos Carneiro   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica:


1. Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde.

2. Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (bem-sucedido vs. produtivo vs. ativo).

3. Identificar as especificidades e circunstâncias psicossociais do grupo dos muito idosos.

4. Descrever os processos psicológicos inerentes ao final de vida e à morte.

Programa

1. Transições e adaptação à velhice
1.1. Stress, coping e resiliência em pessoas idosas
1.2. Modelo SOC e Envelhecimento Bem-Sucedido
1.3. Religiosidade(s) e satisfação de vida

2. Envelhecimento Activo e Produtivo
2.1. Determinantes e aspectos transversais (OMS)
2.2. Qualidade de Vida

3. Os muito idosos e centenários
4. Fim de vida: sobre a morte e o morrer

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


O ponto 1 do programa permite abordar, de forma abrangente, as problemáticas relacionadas com os processos psicossociais relativos às transições de vida, numa lógica que contempla processos de otimização do envelhecimento. No âmbito deste mesmo ponto, a abordagem das religiosidades destina-se a equacionar a relevância que as dimensões vivenciais relacionadas com a espiritualidade podem adquirir nas transições desenvolvimentais.
O ponto 2 permite endereçar o objetivo de entendimento teoricamente sustentado sobre o que se entende por envelhecimento produtivo.
Os pontos 3 e 4 coadunam-se com aprendizagens relativas ao envelhecimento de pessoas muito idosas e centenárias e com reflexões relativas ao final da vida e da morte. 

Bibliografia Principal

Neri, A. L.;Qualidade de Vida e idade madura, Campinas: Papirus Edotora, 2003
Deep, CA. & Jeste, D.V.;Successful cognitive and emotional aging, USA: American Psychiatric Publishing, 2010
E.U.;Active ageing and solidarity between generations, EC: Eurostat, 2012
Fernández-Ballesteros, R.;Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia, Madrid: Pirámide, 2009
Paúl, C. & Ribeiro, O.;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais, Lisboa: Lidel, 2012
Ramos, M.;Usar o stresse para envelhecer com sucesso, Porto: Ambar, 2005
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011

Observações Bibliográficas

Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca e/ ou online em acesso livre.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas.

Recursos Multimédia de acesso livre - exploração, discussão de conteúdos e integração no âmbito do Programa da UC.
Discussão em pequeno grupo e em grande grupo de textos relacionados com os diferentes pontos do Programa.
Discussões guiadas e reflexão conjunta sobre os conteúdos programáticos.  


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  34
  Total: 34

Avaliação Contínua

A disciplina de Psicologia do Envelhecimento III é uma disciplina de avaliação distribuída (de acordo com o artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - RAC do ISSSP). Deste modo:

1) Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, excepto os alunos abrangidos pelos regulamentos especiais, nomeadamente a lei 116/1997 e lei 90/2001.
2) Os estudantes serão avaliados através de 2 provas escritas individuais (2x45%) e da participação activa nas aulas (10%).
3) Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores (10), e desde que nas classificações parcelares tenham a nota mínima de seis valores e meio (6,5).
4) Os estudantes que obtiverem nota inferior a seis valores e meio (6,5) numa das classificações parcelares (a excepção da última prova realizada) passam automaticamente para exame final.
5) Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso e extraordinária.
6) Os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001) poderão combinar um plano de acompanhamento com os docentes, de forma a poderem cumprir os requisitos de aprendizagem e aplicação prática, sem os quais não poderão ser avaliados. [OBS: O Plano de acompanhamento deve ser formalmente requerido].

Avaliação Final

A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é calculada tendo em conta a seguinte ponderação: média ponderada de dois teses de avaliação (90%) + qualidade de participação (10%).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Com recurso a exame final.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


O recurso ao metodologias expositivas permite a exploração atenta e aprofundada dos conteúdos temáticos e objetivos da UC, naturalmente reforçados com a leitura de textos e a exploração de outros recursos pedagógicos indicados e fornecidos pelo docente.
As discussões guiadas e a reflexão conjunta (em pequenos grupos e em grande grupo) favorecem o entendimento das implicações das aprendizagens para a elaboração reflexiva pessoal e grupal dos conteúdos programáticos centrais da UC.