Código: | GS2102 | Sigla: | PE3 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 4 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica:
1. Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde.
2. Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (bem-sucedido vs. produtivo vs. ativo).
3. Identificar as especificidades e circunstâncias psicossociais do grupo dos muito idosos.
4. Descrever os processos psicológicos inerentes ao final de vida e à morte.
O ponto 1 do programa permite abordar, de forma abrangente, as problemáticas relacionadas com os processos psicossociais relativos às transições de vida, numa lógica que contempla processos de otimização do envelhecimento. No âmbito deste mesmo ponto, a abordagem das religiosidades destina-se a equacionar a relevância que as dimensões vivenciais relacionadas com a espiritualidade podem adquirir nas transições desenvolvimentais.
O ponto 2 permite endereçar o objetivo de entendimento teoricamente sustentado sobre o que se entende por envelhecimento produtivo.
Os pontos 3 e 4 coadunam-se com aprendizagens relativas ao envelhecimento de pessoas muito idosas e centenárias e com reflexões relativas ao final da vida e da morte.
Neri, A. L.;Qualidade de Vida e idade madura, Campinas: Papirus Edotora, 2003 |
Deep, CA. & Jeste, D.V.;Successful cognitive and emotional aging, USA: American Psychiatric Publishing, 2010 |
E.U.;Active ageing and solidarity between generations, EC: Eurostat, 2012 |
Fernández-Ballesteros, R.;Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia, Madrid: Pirámide, 2009 |
Paúl, C. & Ribeiro, O.;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais, Lisboa: Lidel, 2012 |
Ramos, M.;Usar o stresse para envelhecer com sucesso, Porto: Ambar, 2005 |
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011 |
Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca e/ ou online em acesso livre.
Aulas expositivas.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 34 | |
Total: | 34 |
A disciplina de Psicologia do Envelhecimento III é uma disciplina de avaliação distribuída (de acordo com o artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - RAC do ISSSP). Deste modo:
1) Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, excepto os alunos abrangidos pelos regulamentos especiais, nomeadamente a lei 116/1997 e lei 90/2001.
2) Os estudantes serão avaliados através de 2 provas escritas individuais (2x45%) e da participação activa nas aulas (10%).
3) Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores (10), e desde que nas classificações parcelares tenham a nota mínima de seis valores e meio (6,5).
4) Os estudantes que obtiverem nota inferior a seis valores e meio (6,5) numa das classificações parcelares (a excepção da última prova realizada) passam automaticamente para exame final.
5) Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso e extraordinária.
6) Os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001) poderão combinar um plano de acompanhamento com os docentes, de forma a poderem cumprir os requisitos de aprendizagem e aplicação prática, sem os quais não poderão ser avaliados. [OBS: O Plano de acompanhamento deve ser formalmente requerido].
A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é calculada tendo em conta a seguinte ponderação: média ponderada de dois teses de avaliação (90%) + qualidade de participação (10%).
Não aplicável.
De acordo com o RAC do ISSSP.
O recurso ao metodologias expositivas permite a exploração atenta e aprofundada dos conteúdos temáticos e objetivos da UC, naturalmente reforçados com a leitura de textos e a exploração de outros recursos pedagógicos indicados e fornecidos pelo docente.
As discussões guiadas e a reflexão conjunta (em pequenos grupos e em grande grupo) favorecem o entendimento das implicações das aprendizagens para a elaboração reflexiva pessoal e grupal dos conteúdos programáticos centrais da UC.