Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1 - Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de recursos humanos.
2 - Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de políticas de marketing.
3 - Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.
Programa
1. Marketing
1.1 Conceito de Marketing
1.2 A implementação do Marketing nas organizações
1.3 A satisfação, a criação de valor para o cliente e o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável
1.4 As actividades de Marketing
1.5 Do Marketing transaccional ao Marketing relacional
1.6 Quem pode utilizar a filosofia do Marketing?
1.7 O contributo do Marketing para a sociedade
2. Recursos Humanos
2.1 A visão, a missão, a cultura e o clima das organizações
2.2 O fator humano e as suas especificidades
2.3 A gestão de recursos humanos: evolução, níveis de atuação e objetivos
2.4 Os desafios ambientais e a mudança
2.5 O sistema de informação de recursos humanos: a descrição de funções
2.6 Planeamento de recursos humanos
2.7 Recrutamento e seleção de recursos humanos
2.8 Avaliação do desempenho
2.9 Formação e desenvolvimento de recursos humanos
2.10 As novas fronteiras da gestão de pessoas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A explanação das principais teorias e ferramentas ao nível do Marketing e da Gestão dos Recurso Humanos, conjugada com a discussão de casos práticos, dota os alunos das competências necessárias a este nível para as poderem aplicar no contexto organizacional onde operam, nomeadamente em serviços de cuidados a idosos.
Bibliografia Principal
J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)
Bibliografia Complementar
João Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, de pendor expositivo, com lugar a debate e reflexão crítica em sala de aula.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Total:
30
Avaliação Contínua
Avaliação distribuída:
- dois testes, com igual ponderação na classificação final;
- a nota mínima exigida em qualquer um dos testes é de 6,5 valores;
Aprovação com classificação final igual ou superior a 10 valores, sendo essa classificação obtida pela média simples de dois testes escritos, excepto para os estudantes não trabalhadores, em que há 10% de ponderação da nota final em função da presença nas aulas.
Avaliação Final
Avaliação por exame final:
- nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores;
- média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.
Provas e Trabalhos Especiais
n.a.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O método expositivo e de debate adequa-se bem ao objectivo de aprendizagem das teorias e da capacidade de transferência das ditas para os contextos profissionais dos discentes.