Código: | GS2201 | Sigla: | SE4 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
OBJETIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico suscetível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos, nomeadamente as dinâmicas relacionais intra-familiares; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida, nomeadamente o problema da exclusão social na velhice.
Definidos os objetivos da disciplina como sendo apreender e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais que privilegiem dimensões/características distintas e específicas da realidade social gerontológica, é percurso indispensável para assegurar, numa fase posterior, a definição de objetos de estudo e a construção de modelos de análise.
Capucha, L.; “Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção”, Sociologia, 2005, pp. 337-347. |
Sennet, R., ;A Corrosão do Carácter. As Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo, Lisboa, Terramar, 2001 |
Mauritti, R.;“Padrões de vida na velhice”,, Análise Social, n.º 171, 2004 |
Carreira, H. M.;As Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Gradiva,, 1996 |
Caradec, V.;Sociologie de la vieillesse et du vieillissement, Paris, Ed. Nathan, 2001 |
Mendes, F. R.;;Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Oeiras, Celta, 2005 |
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Bulard, M;;"Des nouvelles solidarités", Pour Changer le Monde, Manières de voir, Le Monde Diplomatique, Paris, n.º 83, Out-Nov, 2005 |
Guillemard, A. M;“Les sociétés à l’épreuve du vieillissement. Le défi de l’emploi en seconde partie de carrière”, Futuribles, 299, 2004 |
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Gaulejac, V., Leonetti, I. T; La lutte des places, Paris, Épi,, 1994 |
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Os métodos de ensino contemplarão aulas de exposição geral da matéria, aulas de orientação tutorial dos trabalhos de avaliação de conhecimentos e aulas para visionamento de filmes ou outros elementos para debate e ilustração de tópicos ou conceitos fundamentais do programa.
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Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída consistirá:
a) na realização de um trabalho escrito (individual ou em grupo, até um limite de 2 elementos), sobre temas dos conteúdos programáticos da cadeira. Este relatório tem uma ponderação de 35% da nota final. Serão considerados critérios de avaliação:
- articulação do tema com as matérias programáticas;
- capacidade de análise crítica dos textos;
- sistematicidade;
- pesquisa bibliográfica;
- originalidade;
- empenho no trabalho.
Este trabalho será ainda objeto de uma defesa por parte dos seus autores: entre 10 a 15 minutos. A defesa tem uma ponderação de 15% na nota final. Será valorizada a clareza na exposição e a articulação entre todos os elementos do grupo. O trabalho escrito ocupará cerca de 15 páginas completas, escrito a Arial 11, alinhamento do texto justificado e espaço 1,5.
b) num exercício escrito individual a realizar em data a definir (ponderação de 50% na nota final).
c) a participação poderá traduzir-se, na nota final, numa bonificação de 1 valor.
2. Avaliação por exame final
Nos termos Regulamentares.
Nos termos Regulamentares.
Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento, de acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP.
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.