Código: | GS2203 | Sigla: | TA2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Os objetivos desta disciplina são: aprender um modelo de trabalho com grupos e resolução de conflitos, especificamente o modelo psicodramático/sociodramático; e desenvolver habilidades de interação em grupo através da experiência de jogos grupais e da dramatização de situações trazidas pelos alunos.
História do Psicodrama.
Principais conceitos morenianos:
Papel: papéis psicossomáticos, sociais e psicodramáticos; aquisição, desempenho e criação do papel.
Encontro: instrumentação de uma abordagem humanista.
Tele: percepção interpessoal.
Momento: tempo psicodramático.
Espontaneidade: resposta em situação, criatividade e adequação.
Matriz de identidade: perspetiva do desenvolvimento infantil.
Catarse de integração: a cura no contexto relacional e social.
Átomo social: base sociométrica da experiência.
Procedimento em três fases: aquecimento, dramatização, comentários. Instrumentos do Psicodrama: palco, protagonista, director, ego-auxiliar e auditório.
Técnicas psicodramáticas: solilóquio, inversão de papéis, duplo, etc.
Da Saúde Mental e Intervenção Social à Sociatria.
Role-play - o psicodrama na área da pedagogia.
Sociodrama - o psicodrama no trabalho de grupos.
Treino de competências de facilitação de grupos e elaboração dos problemas grupais.
Sociometria prática.
Considera-se que os temas abordados, tanto no plano teórico quanto no âmbito experiencial através do recurso à prática simulada, exemplos concretos e experiência vivida pelos estudantes, visam capacitar os estudantes com habilidades para planear intervenções em grupo em diferentes contextos. Essas intervenções devem considerar o tipo de grupo a ser implementado, as características dos participantes envolvidos e os objetivos específicos da intervenção. Além disso, a disciplina promove o conhecimento sobre os componentes essenciais da dinâmica de grupos, bem como a compreensão de dinâmicas apropriadas a serem utilizadas de acordo com os objetivos estabelecidos.
Castro, A., & Almeida, V. ;O psicodrama de grupo e a ressignificação de sentimentos: O adolescente no palco. , Revista Brasileira de Psicodrama, 25(1), 101-107., 2017 |
Cruz, A., Sales, C. M., Alves, P., & Moita, G. ;The Core Techniques of Morenian Psychodrama: A Systematic Review of Literature. , Frontiers in Psychology, 1-11., 2018 |
Fox, J. ;O Essencial de Moreno: Textos sobre Psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade., São Paulo: Ágora., 2002 |
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & de Almeida, W. C. ;Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. , São Paulo: Ágora., 1988 |
Morengo, M. T. ;El psicodrama como método. , Buenos Aires: Autores de Argentina., 2015 |
Orkibi, H., & Feniger-Schaal, R. ;Integrative systematic review of psychodrama psychotherapy research: Trends and methodological implications. , PLoS ONE, 14(2), 1-26., 2019 |
Pio-Abreu, J. L. ;O Modelo do Psicodrama Moreniano. , Lisboa: Climepsi., 2006 |
Rojas-Bermúdez, J. ;Teoria e Técnica Psicodramáticas. , Barcelona: Paidós., 1997 |
Vieira, F. M., Torres, S., & Moita, G. ;Psicodrama e obesidade: desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de intervenção focado nas emoções., Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2013 |
Wieser, M. ;Studies on Treatment effects of psychodrama psychotherapy., In C. Baim, J. Burmeister, & M. Maciel (Eds.), Psychodrama. Advances in Theory and Practice (p. 271-292). London: Routledge/Taylor & Francis Group., 2007 |
A turma será considerada um grupo de Sociodrama onde serão exclusivamente trabalhados os papéis de estudantes, futuros profissionais e membros do grupo, claramente delimitado de qualquer objetivo psicoterapêutico que se tornaria abusivo num contexto pedagógico. Recorrer-se-á também ao Teatro de Espontaneidade para trabalhar, através de dramatizações criadas pelo grupo, situações do quotidiano ou identificadas em notícias dos meios de comunicação social.
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Não aplicável.
A avaliação consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através da abordagem teórica e prática, de inspiração moreniana, incluindo a prática simulada, análise de exemplos concretos e reflexão sobre a experiência dos estudantes, os temas abordados visam capacitar os estudantes com competências necessárias para planear e implementar intervenções em grupo em diversos contextos. Os conteúdos programáticos também promovem o conhecimento das componentes essenciais da dinâmica de grupos, bem como o entendimento das dinâmicas adequadas a serem aplicadas de acordo com os objetivos específicos da intervenção. O recurso a uma metodologia prática e experiencial de ensino, através da aplicação de técnicas sociodramáticas aplicadas à pedagogia, pretende-se que os alunos sejam capazes de refletir criticamente acerca da aplicação do psicodrama/sociodrama e de dinâmicas de grupo nos seus mais variados contextos e a sua utilidade no exercício da profissão de intervenção social.