Código: | GS2205 | Sigla: | ARPS1 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Esta unidade curricular proporciona os conhecimentos teórico-práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços para pessoas mais velhas. Deste modo, assumem-se como objetivos os seguintes:
1. Capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações
2. Compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes
3. Reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuem valor.
4. Identificar boas práticas em instituições residenciais e/ou outras respostas e serviços conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia das pessoas mais velhas.
Os conteúdos programáticos foram definidos no sentido de promover a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a ferramentas, técnicas e construtos fundamentais no âmbito das boas práticas institucionais e qualidade das respostas sociais para pessoas mais velhas.
Sampaio P, Paiva AL, Capelas L. (Coord.) ;Manual prático para a gestão e qualidade nas organizações. (34ª act.). , Lisboa: Verlag Dashofer, 2010 |
Pinto A, Soares I. ;Sistemas de Gestão da Qualidade: Guia para a sua implementação., Lisboa: Edições Sílabo, 2010 |
Andrade A. (2004) (coord.). ;Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho., 2004 |
Fernández-Ballesteros R. ;Sistema de evaluación de residencias de ancianos. Ministerio de trabajo y asuntos sociales., Madrid: Gráficas Arias Montano, 1997 |
Nunes B ; Envelhecer com saúde. Guia para melhorar a sua saúde física e psíquica., Lousã. Lidel., 2008 |
Veríssimo MT (Ed.);Geriatria fundamental: saber e praticar. , Lidel-Edições Técnicas, Lda., 2014 |
Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos , Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade , 2000 |
Guedes, J.;Viver num Lar de Idosos – identidade em Risco ou Identidade Riscada , Lisboa: Coisas de Ler, 2012 |
Fernández-Ballesteros, R.;Personal and environmental relationships among the eldery living in residential settings, Archives of Gerontology and Geriatrics , nº 26, Issue 2, p. 185 - 198, 1998 |
Domingues, I.;Qualidade nos Serviços Públicos – Constrangimentos e Possibilidades, Episteme, Lisboa: Universidade Técnica, nº 13-14, p. 225-242, 2004 |
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID – Crianças, Idosos e Deficientes – Cidadania, Instituições e Direitos ;Manual de Boas Práticas – um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas para dirigentes, profissionais e familiares, 2005 (Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P) |
Trata-se de uma unidade curricular de natureza teórico-prática, na qual serão utilizados diversos métodos de ensino, nomeadamente do tipo expositivo, com apresentação teórica sobre a evolução do conceito de qualidade, sistemas de gestão de qualidade, referenciais normativos e boas práticas institucionais. Serão igualmente usadas metodologias participativas, como o brainstorming e promoção de debate (sobretudo sobre questões relacionadas com as boas práticas institucionais). As metodologias colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (análise de casos sobre vivências em contexto de ERPI) e de pesquisa (análise crítica de material escrito e/ou audiovisual, como por exemplo notícias publicadas sobre más práticas institucionais) serão também consideradas nesta unidade curricular.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Dois testes de avaliação escritos e individuais (45%-45%) | Teste/Exame | 2024-05-31 | |
Participação ativa nas aulas (10%) | Participação Presencial | 2024-05-31 | |
Total: | 32 |
Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
2. Exame final (100%)
- Participação ativa nas aulas (10%)
- Realização de dois testes de avaliação escritos e individuais (45%-45%)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.