• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS3105
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Avaliação de Residencias, Programas e Serviços II


Código: GS3105    Sigla: ARPS2

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC pretende transmitir os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de programas e serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos para melhorar o nível de eficácia das práticas profissionais.
Partindo-se do estudo do Modelo de Avaliação da Qualidade protagonizado pela Segurança Social, pretende-se:
(i) Reconhecer que a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuam valor;
(ii) Capacitar para o domínio dos requisitos associados aos critérios do modelo de qualidade;
(iii) Compreender a importância da definição de processos-chave conducentes a uma prestação de serviços de qualidade;
(iv) Compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade dos serviços oferecidos conduz a um aumento da produtividade, a redução dos custos e a humanização dos serviços.

Programa

1. Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP)

1.1 Objetivos do modelo e níveis de qualificação

1.2 Critérios do modelo (Liderança, planeamento e Estratégia; Gestão de Pessoas; Recursos e parcerias; Processos do lar, centro de dia, SAD; Satisfação dos Clientes: Satisfação dos Colaboradores; Impacte na Sociedade: Resultados Chave do Desempenho)

1.3 Processos-Chave (1) Candidatura: (2) Admissão e Acolhimento; (3) Projeto Individual; (4) Cuidados Pessoais e de Saúde; (5) Nutrição e Alimentação; (6) Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana; (7) Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos desta unidade curricular foram definidos de forma a promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a ferramentas, técnicas e construtos fundamentais no âmbito da gestão organizacional e qualidade das respostas sociais.

Bibliografia Principal

Andrade, A (Coord.);Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, 2004
Instituto da Segurança Social ;Manual de Avaliação da Qualidade. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social , 2007
Instituto da Segurança Social ;Manual de Processos-Chave. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social , 2007
Instituto da Segurança Social ;Questionário de avaliação da satisfação. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social , 2007
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID Crianças, Idosos e Deficientes ¿ Cidadania, Instituições e Direitos ;Manual de Boas Práticas ¿ um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P. , 2005
Paulos, C;Gestão de Instituições para Idosos: Qualidade, Humanidade e Eficiência em Cuidados Geriátricos, Dashofer Holding Ltd, 2010

Observações Bibliográficas

O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.

Métodos de Ensino

Trata-se de uma unidade curricular de natureza teórico-prática, pelo que articulará metodologias expositivas (com apresentação teórica do modelo de avaliação da qualidade selecionado), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (análise de casos, resolução de exercícios) e de pesquisa (análise crítica de material escrito e/ou audiovisual).


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  34
Trabalhos de grupo com apresentação oral - 40%  Trabalho laboratorial ou de campo 
Teste de avaliação escrita individual - 50%  Teste/Exame 
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10%  Participação Presencial 
EXAME FINAL - 100%  Teste/Exame 
  Total: 34

Avaliação Contínua

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

 
1. Avaliação distribuída:
  • 10% - Participação ativa nas aulas
  • 40% - Realização de um trabalho escrito individual, com apresentação oral
  • 50% - Teste de avaliação escrito e individual (predomínio de questões de escolha múltipla)
2. Exame final 

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o Regulamento de Conhecimentos da Licenciatura em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Conhecimentos da Licenciatura em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Conhecimentos da Licenciatura em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.