Código: | GS3201 | Sigla: | ARPS3 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 9 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 4 ECTS | 0 | 0 |
Laboratoriais: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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SPSS
Português
Esta unidade curricular, na continuidade das anteriores pretende transmitir os conhecimentos teórico-práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas.
1. Análise da satisfação
1.1. Dimensões: 1.1.1. relações com o pessoal que trabalha na instituição; 1.1.2. características físicas e arquitetónicas da residência; 1.1.3. modelo organizativo; 1.1.4. relações com os outros residentes; 1.1.5. residência no seu conjunto; 1.1.6. no caso de ter família, relacionamento que é mantida. 1.1.7. no caso de ter amigos, relações que consegue manter.
1.2. Técnicas de recolha de informação (escala, entrevista).
2.1. Dimensões de análise: 2.1.1. capacidades funcionais 2.1.2. atividades pessoais 2.1.3. integração na comunidade 2.1.4. saúde
3.1. Tratamento estatístico no SPSS
3.2. Elaboração de relatório final de avaliação: 3.2.1. Avaliação das variáveis ambientais que, favorecem ou limitam o envelhecimento bem-sucedido 3.2.2. Planeamento de melhorias a introduzir na(s) instituição(ções) 3.2.3. Comparação com outras instituições(benchmarking)
Os conteúdos desta unidade curricular foram definidos de forma a promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a ferramentas, técnicas e construtos fundamentais para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas.
Paulos, C. ;Gestão de Instituições para Idosos: Qualidade, Humanidade e Eficiência em Cuidados Geriátricos, Dashofer Holding Ltd, 2010 |
Fernández-Ballesteros R.;Sistema de evaluación de residencias de ancianos. Ministerio de trabajo y asuntos sociales. , Madrid: Gráficas Arias Montano., 1997 |
Andrade A (coord.);Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, 2004 |
Instituto da Segurança Social ;Manual de Avaliação da Qualidade. Estrutura Residencial para Idosos. , Lisboa: Instituto da Segurança Social., 2007 |
Instituto da Segurança Social ;Manual de Processos-Chave. Estrutura Residencial para Idosos. , Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2007 |
Instituto da Segurança Social;Questionário de avaliação da satisfação. Estrutura Residencial para Idosos. , Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2007 |
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID Crianças, Idosos e Deficientes ¿ Cidadania, Instituições e Direitos;Manual de Boas Práticas ¿ um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2005 |
Pereira A, Patrício T;SPSS: Guia prático de utilização. Análise de dados para ciências sociais e psicologia (8º edição), Edições Sílabo, 2008. ISBN: 9789726187363 |
Pestana MH, Gageiro JN;Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS (6ª ed.), Lisboa: Edições Sílabo, 2014. ISBN: 978-972-618-775-2 |
The lecturer will meet with students in Office 3 on Wednesdays (14:00-16:30) and Thursdays (14:00-16:00). The lecturer can adjust her timetable to meet the needs of student workers, and appointments must be made in advance by email.
Nesta unidade curricular teórico-prática, será feito uma articulação entre diversas metodologias de ensino, nomeadamente das de tipo expositivo, através da apresentação teórica dos conteúdos relativos à avaliação da qualidade de serviços, residenciais ou não, para pessoas mais velhas, com enfoque na avaliação da satisfação. Serão tidas ainda em conta metodologias participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos/exercícios em grupo), de resolução de problemas (análise de casos, resolução de exercícios) e de pesquisa (análise crítica de material escrito e/ou audiovisual).
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
10% Participação ativa nas aulas | Participação Presencial | 2024-05-31 | |
20% Apresentação oral individual do trabalho | Trabalho laboratorial ou de campo | 2024-05-31 | |
70% - Aplicação de instrumentos de avaliação da qualidade de residências (idealmente no local de estágio) para pessoas mais velhas; tratamento/análise dos resultados (programa SPSS) e definição de propostas de melhoria a introduzir na instituição | Trabalho laboratorial ou de campo | 2024-05-31 | |
Total: | 32 |
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
- Participação ativa nas aulas (10%)
- Realização de um trabalho escrito individual [aplicação de instrumentos de avaliação da qualidade de residências/serviços (local de estágio) para pessoas mais velhas (utentes e colaboradores), com posterior tratamento e análise dos resultados (com recurso ao SPSS) e definição de propostas de melhoria a introduzir na instituição, em concordância com os resultados obtidos] (70%)
- Apresentação oral individual do trabalho (20%)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. A utilização do software estatístico SPSS, numa vertente expositiva/demonstrativa, permitirá ao estudante adquirir competências ao nível do tratamento e análise estatística de dados com recurso a este software.