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Introdução à Economia


Código: SS2210203    Sigla: IE
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 49 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 45,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Gabriel Augusto Leite Mota   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Nesta disciplina de Introdução à Economia pretende-se ministrar aos estudantes um conjunto de conceitos fundamentais que permitam a análise das principais questões da teoria económica. 
Os objectivos principais passam pela sensibilização para a utilidade da Economia, pelo ensino dos conceitos básicos e formas de raciocínio que caracterizam a metodologia da ciência económica
A aplicação a problemas económicos concretos ou referências à história da ciência económica, constituirão incentivos à aprendizagem dos conceitos fundamentais.

Programa

1. A revolução capitalista.

2. Tecnologia, população e crescimento.

3. Flutuações económicas e desemprego.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Usando a metodologia CORE (https://www.core-econ.org), os conteúdos seleccionados no programa permitem que os alunos adquiram uma visão crítica e científica pretendida sobre problemas económicos da contemporaneidade, de forma acessível a alunos de Serviço Social. 

Bibliografia Principal

The CORE team;The Economy, 2017. ISBN: https://www.core-econ.org.

Bibliografia Complementar

Paul Samuelson e William Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 2009

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer através de resolução de exercícios práticos. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias discussão de resultados.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Três testes, com 1/3 de ponderação cada na nota final.

Em cada teste o estudante tem que ter, pelo menos, 6,5 valores.
Para os estudantes não trabalhadores, a presença nas aulas vale 10% da nota final (os outros 90% distribuiem-se, de forma igual, pelos 3 testes).

Avaliação Final

Exame final.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme regulamento.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os conceitos a aprender, essencialmente, teóricos, a sua apresentação e discussão ao longo das aulas teórico-práticas serve os objectivos de aprendizagem desta UC.