Código: | SS2210205 | Sigla: | TAG1 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 48 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 3 ECTS | 30 | 75 |
Laboratoriais: | 26,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Laboratoriais: | 26,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Aquisição de noções fundamentais sobre a comunicação e e os pressupostos e requisitos da comunicação na relação de ajuda com base no modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa.
2. Desenvolvimento de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão e de análise acerca da complexidade do processo de comunicação em geral e na construção da relação de ajuda, em particular; (2) os estudantes fiquem habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática como Assistentes Sociais.
I - A comunicação como base de suporte da acção de qualquer interventor social. Conceito de comunicação. Contributos da Escola de Palo Alto para compreender o acto comunicativo. As relações de comunicação enquanto relações de poder. O paradigma da simetria-complementaridade para compreender como e por que razão o poder anda associado às relações de comunicação. Condições para uma comunicação eficaz.
II - Conceitos-chave de grupo, da dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano.
a) Dinâmica de grupos: i. directividade vs não directividade; ii. tendência actualizante.
b) Condições necessárias para a actualização das potencialidades do grupo: i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência.
c) A escuta activa;
d) Consequências de uma intervenção em grupo: a descoberta da acção do grupo sobre os seus participantes;
III - Experiência de integração num grupo de encontro.
Considera-se que os temas abordados - no plano teórico e tanto quanto possível também em termos experienciais através do recurso à prática simulada, a exemplos concretos e à experiência vivida pelos próprios estudantes - permitirão que compreendam e reflitam sobre a centralidade da comunicação no processo de construção da relação de ajuda e das formas que esta pode assumir (relação interpessoal e/ou no seio de grupos) e tomem consciência de algumas das características fundamentais que concorrem para a tornar eficaz.
Bermejo, J. C.;Apuntes de relación de ayuda, Sal Terrae, 1998 |
Bernard, A-M et al;La relation d'aide en service social, Éditions Érès, 2005 |
Bermejo, J. C.;Apuntes de relación de ayuda, Sal Terrae, 1998 |
Bernard, A-M et al.;La relation d'aide en service social, Éditions Érès, 2005 |
Bianchi, E.;El servicio social como processo de ayuda, Barcelona, Ediciones Paidos, 1994 |
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes ed., 1985 |
Torralba, F.;A arte de saber escutar, Guerra e Paz, Editores S.A. , 2010 |
Tremblay, L.;La relation d'aide: developper des competences pour mieux aider, Editions Saint-Martin, 2003 |
Aulas expositivas. Discussão de textos, de temas e da experiência dos estudantes em grupo. Interação dinâmica de grupo.
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Não aplicável.
A avaliação para todos os alunos consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Uma vez que, com a disciplina, se pretende que os alunos se apropriem de um conjunto de novos conhecimentos e simultaneamente adquiram as competências básicas para perceber a sua utilidade no exercício da profissão, considera-se indispensável investir na sua exposição de uma forma que se pretende estruturada e coerente, tornando-os inteligíveis, e na combinação destes momentos com outros em que os alunos são desafiados a mobilizar os referidos conhecimentos perante problemas/exercícios concretos (prática simulada, análise de situações concretas, dinâmicas de grupo).