Código: | SS2210208 | Sigla: | S1 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 45 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 6 ECTS | 30 | 150 |
Seminário: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a organização sócio política atual onde se inscrevem as práticas profissionais do Assistente Social em Portugal: ministérios, políticas e estruturas que constituem o enquadramento legal para enfrentar os mais diversos problemas que atingem os cidadãos; Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o papel do Assistente Social na criação de oportunidades de mudança pessoal e social dos indivíduos em função de problemas psicossociais.
Módulo 1: Apresentação da Unidade Curricular; Módulo 2: Saúde | Saúde Mental; Módulo 3: Déficit cognitivo e reabilitação; Módulo 4: Reinserção Social de Consumidores de Substâncias Psicoativas; Módulo 5: Justiça e Reinserção Social; Módulo 6: Proteção na Infância e Juventude; Módulo 7: Segurança Social | Ação Social; Módulo 8: Território, Poder Local e Desenvolvimento; Módulo 9: Proteção no Envelhecimento; Módulo 10: Educação e Formação
O conhecimento do campo de ação do Serviço Social em Portugal, com destaque para o enquadramento jurídico-legal das mais diversas estruturas e serviços de empregabilidade dos Assistentes Sociais na atualidade e do papel desempenhado pelos profissionais de Serviço Social, constitui uma referência indispensável à iniciação dos estudantes na compreensão da profissão e consequente construção da sua identidade profissional.
Almeida, J. L.; Sousa, P.;A Intervenção do Serviço Social nas Escolas, , 2018 |
Carvalho, M. I. ;O Serviço Social na Saúde, Lisboa, 2012 |
LOPES, A;Encruzilhadas do desenvolvimento: Falácias, dilemas, heresias, Revista Crítica de Ciências Sociais, Lisboa, 2006 |
Martinho, Edmundo ;O RSI em Portugal. Um Percurso. Que Desafios?, (Actas do Seminário Europeu | RSI, Um Direito à Integração Social, ISS,IP Lisboa.) |
Pena, M. J. ;A Relação Profissional no quadro da intervenção do assistente social, Revista intervenção Social, 2013 |
As aulas têm carácter expositivo e centram-se no conhecimento teórico sobre os contextos e práticas de intervenção em serviço social. Estimular a participação dos alunos na análise de casos práticos e solicitar a aplicação de modelos de intervenção profissionais, para intervenção em projeto.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
A disciplina tem como modalidade de avaliação EXAME FINAL (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual