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Seminário 1: Introdução aos campos profissionais


Código: SS2210208    Sigla: S1
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 45 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 6 ECTS 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Seminário: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a organização sócio política atual onde se inscrevem as práticas profissionais do Assistente Social em Portugal: ministérios, políticas e estruturas que constituem o enquadramento legal para enfrentar os mais diversos problemas que atingem os cidadãos; Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o papel do Assistente Social na criação de oportunidades de mudança pessoal e social dos indivíduos em função de problemas psicossociais.

Programa

Módulo 1: Apresentação da Unidade Curricular; Módulo 2: Saúde | Saúde Mental; Módulo 3: Déficit cognitivo e reabilitação; Módulo 4: Reinserção Social de Consumidores de Substâncias Psicoativas; Módulo 5: Justiça e Reinserção Social; Módulo 6: Proteção na Infância e Juventude; Módulo 7: Segurança Social | Ação Social; Módulo 8: Território, Poder Local e Desenvolvimento; Módulo 9: Proteção no Envelhecimento; Módulo 10: Educação e Formação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conhecimento do campo de ação do Serviço Social em Portugal, com destaque para o enquadramento jurídico-legal das mais diversas estruturas e serviços de empregabilidade dos Assistentes Sociais na atualidade e do papel desempenhado pelos profissionais de Serviço Social, constitui uma referência indispensável à iniciação dos estudantes na compreensão da profissão e consequente construção da sua identidade profissional.

Bibliografia Principal

Almeida, J. L.; Sousa, P.;A Intervenção do Serviço Social nas Escolas, , 2018
Carvalho, M. I. ;O Serviço Social na Saúde, Lisboa, 2012
LOPES, A;Encruzilhadas do desenvolvimento: Falácias, dilemas, heresias, Revista Crítica de Ciências Sociais, Lisboa, 2006
Martinho, Edmundo ;O RSI em Portugal. Um Percurso. Que Desafios?, (Actas do Seminário Europeu | RSI, Um Direito à Integração Social, ISS,IP Lisboa.)
Pena, M. J. ;A Relação Profissional no quadro da intervenção do assistente social, Revista intervenção Social, 2013

Métodos de Ensino

As aulas têm carácter expositivo e centram-se no conhecimento teórico sobre os contextos e práticas de intervenção em serviço social. Estimular a participação dos alunos na análise de casos práticos e solicitar a aplicação de modelos de intervenção profissionais, para intervenção em projeto.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
  Total: 32

Avaliação Final

A disciplina tem como modalidade de avaliação EXAME FINAL (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular